13º SALÁRIO: ATÉ QUANDO DEVE SER PAGO E QUEM TEM DIREITO

Desde que foi criado, o 13º salário é motivo de muita expectativa por parte dos trabalhadores, aposentados, e também os comerciantes que veem nessa ferramenta uma forma de impulsionar a economia, garantindo elevados volumes de vendas no fim de ano.

QUANDO SERÁ O PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO?

De acordo com a LEI Nº 4.749, DE 12 DE AGOSTO DE 1965, que criou o benefício, a gratificação salarial, como é chamado o 13º, será paga pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano. Sendo que, entre os meses de fevereiro e novembro, o empregador pagará, como adiantamento, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior.

13º salário de aposentados e pensionistas

A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas geralmente é paga entre agosto e setembro, enquanto a segunda parcela é paga junto com o pagamento do benefício de novembro. Porém, este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS receberam o 13º antes das datas tradicionais, em parcelas realizadas junto com o pagamento dos benefícios referentes a abril e maio. A medida, de acordo com o governo, injetou na economia cerca de R$ 56,7 bilhões.

CANAL VALTER DOS SANTOS

***



Categorias:PREVIDÊNCIA

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: