2 de novembro de 2020

A parcela do empréstimo consignado será descontada neste mês? Entenda

Por VALTER DOS SANTOS

PL determina, durante o período de calamidade pública decorrente do surto do coronavírus, a suspensão de até quatro parcelas dos pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados em benefícios previdenciários.

Conheça o Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia

Suspende, durante 120 (cento e vinte) dias, os pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados

Tenho recebido muitas perguntas de pessoas com dúvida, sobre a suspensão das parcelas do empréstimo consignado.

Para relembrarmos, foi aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) nº 1.328/2020, o qual visa suspender as parcelas do empréstimo consignado, por um período de 4 meses, sem cobrança de juros e proibição da inclusão do nome do cidadão no cadastro de inadimplentes.

Daí o motivo pela qual, temos recebido muitos questionamentos a cerca desse tema. Principalmente dos aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), perguntando se quem tem empréstimo consignado vai ser descontado este mês.

A princípio, a resposta para essas perguntas é sim! Haverá os descontos normalmente dos benefícios previdenciários daqueles que tomaram empréstimo consignado (desconto em folha). Isto porque, o PL acima citado ainda não passou por toda a tramitação legislativa para ser sancionado pelo Presidente da República, quando passa a valer como uma Lei.  

Assim, em que pese existir um PL já aprovado no Senado Federal com ampla divulgação, que autoriza a suspensão da cobrança das parcelas do empréstimo consignado seu percurso ainda não foi concluído para ser exigido como direito dos aposentados e pensionista do INSS bem como pelos demais cidadãos.

Para que os descontos sejam efetivamente suspensos, o PL precisa ser votado na Câmara dos Deputados, e posteriormente encaminhado ao Presidente da República para sanção e publicação do Diário Oficial da União (DOU).

Contudo, o procedimento acima ainda não aconteceu, até agora o PL não foi votado pela Câmara dos Deputados.

Histórico

No as discussões nas Atividades Legislativas sobre Projeto de Lei n° 1328, de 2020, de Iniciativa do Senador Otto Alencar (PSD/BA), foram acirradas com várias com a inclusão de diversas outras Matérias Relacionadas ao tema principal que tem como objetivo determinar, durante o período de calamidade pública decorrente do surto do coronavírus, a suspensão de até quatro parcelas dos pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados em benefícios previdenciários.

Em suma, o Projeto de Lei n° 1328, de 2020, altera-se a Lei n 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento, com suspensão temporária de pagamentos das prestações das operações de créditos consignados em benefícios previdenciários, enquanto persistir à emergência de saúde pública de importância nacional em decorrência da Infecção Humana pelo coronavírus (COVID19)

Na Câmara dos Deputados

O projeto deu entrada por meio do Recebido o Ofício nº 583/20, enviado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com pedido de urgência, que submetido à revisão da Câmara dos Deputados, nos termos do art. 65 da Constituição Federal, o Projeto de Lei n° 1.328, de 2020, de autoria do Senador Otto Alencar, constante do autógrafo em anexo, que “Suspende, durante 120 (cento e vinte) dias, os pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados em remunerações, salários, proventos, pensões e benefícios previdenciários, de servidores e empregados, públicos e privados, ativos e inativos, bem como de pensionistas”.

Vamos aguardar novas informações, tão logo surja novidades, nós as repercutiremos aqui de imediato.  

Veja os detalhes no vídeo abaixo!

Tags: pausa empréstimo consignado; suspensão empréstimo consignado INSS; empréstimo consignado aumento da margem; empréstimo consignado vai ser suspenso; suspensão do pagamento do empréstimo consignado; suspensão de empréstimo consignado INSS; pausa no empréstimo consignado;  empréstimo consignado 5 por cento; desconto de empréstimo consignado suspenso; meu.inss.gov.br extrato de empréstimo consignado; ultimas notícias sobre empréstimo consignado; suspensão da cobrança do empréstimo consignado; INSS suspende cobrança de empréstimo consignado; governo suspende desconto de empréstimo consignado; suspensão empréstimo consignado; suspenso empréstimo consignado;  suspensão de empréstimo consignado; suspender empréstimo consignado; suspensão empréstimo consignado;  prorrogação empréstimo consignado; prorrogação de empréstimo consignado; desconto do empréstimo consignado; suspensão de cobrança de empréstimo consignado; pb consignado; desconto empréstimo consignado; Prorrogação; POUPEX – Associação de Poupança e Empréstimo; Diário Oficial da União; Câmara dos Deputados do Brasil – Congresso; Medida provisória; Margem; Desconto; Redução; Seguro prestamista; Agibank – Banco; Banco PAN – Banco; Pagamento – Direito; Instituto Nacional do Seguro Social – Autarquia…***