ATIVIDADE OBJETIVA – ESAB – Administração Financeira e Orçamentária II

ATIVIDADE V

Questão 1 : Sobre as formas da HEM, podemos afirmar que:

A)A HEM, na forma fraca, diz que os preços correntes refletem toda a informação disponível, pública e privada.

B)A HEM ,na forma forte, diz que os preços correntes refletem a informação contida em todos preços passados.

C)A HEM ,na forma média-fraca, diz que os preços correntes refletem toda a informação divulgada nas demonstrações contábeis.

D)A HEM, na forma semi-forte, diz que os preços correntes refletem a informação contida em todos os preços passados e em toda informação pública.

Questão 2 : Entre as evidências que sugerem a validade da forma semi-forte da HEM estão:

A)A existência de bolsas de valores, demonstrações contábeis, e derivativos.

B)A existência de um movimento nos preços, quando nova informação é divulgada, e a proibição de insider trading.

C)A existência de reguladores, como a CVM, e firmas de auditoria independente.

D)A existência de bancos, corretoras de valores e outros como provedores de informação financeira.

Questão 3 : Dentre as afirmativas abaixo, não é uma implicação da HEM:

A)Diversificar aleatoriamente ou seguir um amplo índice de ações como o IBRX é a melhor estratégia a ser seguida, pois tem custos mínimos de aquisição e processamento de informação.

B)Estratégias que requerem trade frequente são preferíveis a estratégias com poucos trades. Isso ocorre porque ficar comprando e vendendo aleatoriamente gera diversificação que não seria possível com a estratégia de comprar e manter (buy-and-hold) um papel por períodos mais longos.

C)No melhor dos casos, o custo de se coletar e processar informações deve igualar o benefício obtido com atividades de apreçamento.

D)Todas alternativas são implicações da HEM.

Questão 4 : Dentre as afirmativas abaixo, é uma implicação da HEM:

A)Ninguém consegue bater o mercado (ex: retorno do Ibovespa) em nenhum momento do tempo, pois não é possível escolher papéis que rendam acima do índice.

B)Como toda a informação está contida nos preços, a todo momento todos os papéis possuem um preço justo, ou seja, possuem o valor de mercado correto.

C)Nenhum investidor irá bater o mercado no longo prazo, ou seja, conseguir retornos acima do mercado por longos períodos de tempo.

D)Nenhuma das alternativas são implicações da HEM.

Questão 5 : Uma abstração muito usada em Economia e Finanças é o Homo Economicus. Podemos dizer que este ser:

A)É uma estilização de ser humano, que só se preocupa com a sua situação econômica.

B)É uma estilização de ser humano, que só se preocupa em economizar dinheiro.

C)É uma estilização de ser humano , que age com uma mistura de racionalidade e emoção.

D)É uma estilização de ser humano, que age com total racionalidade.

Questão 6 : Qual das atitudes abaixo não pode ser classificada como uma heurística?

A)As ações da Petrobras caíram mais de 50% nos últimos 12 meses, sendo 20% somente na última semana. O papel está muito barato, vou comprá-lo pois ele irá se valorizar acima do mercado.

B)Quando o mercado abre eu sempre compro as cinco ações, que tiveram a maior alta no dia anterior, pois sempre há uma certa inércia e os preços continuam subindo. Trinta minutos após a abertura eu vendo esses papéis para realizar o lucro.

C)Todo trimestre eu faço uma análise detalhada dos balanços das empresas do setor de comércio eletrônico, que conheço profundamente. Também acompanho as notícias e divulgações entre os balanços. Com base nessas informações, tomo as decisões de compra e venda.

D)Sempre compro ações que tenham um índice Preço/Lucro (Price/Earnings) mais de 30% abaixo da média do setor, e as mantenho na carteira, até que o índice fique somente 10% abaixo da média.

Questão 7 : Em qual dessas situações o investidor está sendo autoconfiante em excesso?

A)Eu acredito na HEM proposta por Eugene Fama. Por isso, eu invisto num ETF, que replica o IBRX.

B)Eu consigo desempenho superior da minha carteira com market timing. Eu consigo determinar os pontos ótimos de altas e baixas para comprar e vender papéis. Eu gasto mais com trades, mas eles são compensados pelos retornos bem acima do mercado.

C)Eu tento diversificar meus investimentos em diferentes classes de ativos. Por exemplo, parte do meu capital está num ETF, que replica o Ibovespa, outra parte em LCI de longo prazo, que é um ativo de renda fixa, e para liquidez, uma pequena parte em CDB.

D)Em nenhuma das situações há excesso de confiança.

Questão 8 : Não é um exemplo de viés de confirmação:

A)Eu sou um grande torcedor do ABC Futebol Clube. Dia desses, meu amigo quis me convencer de que o Clube DEF é superior ao ABC. Bastou eu entrar no site do ABC para me assegurar de que o meu time é soberano no futebol de Pindorama.

B)Eu professo a religião XYZ, porque definitivamente ela é a única verdadeira. Eu sempre converso com nosso líder espiritual local sobre as falácias e mentiras das outras religiões. Impressionante como nossos pontos de vista convergem! Quando ouço pessoas, que não creem na XYZ, sinto pena delas e simplesmente ignoro o que falam.

C)Eu comprei um carro esportivo zero, que não estava no orçamento. Quase todo mundo me chamou de louco, da minha esposa a amigos mais próximos, porque eu contraí um financiamento para conseguir adquiri-lo. Porém, reuni várias matérias de sites especializados, afirmando que o carro é o melhor em sua classe, e que vale cada centavo gasto.

D)Dia desses surgiu um papo sobre política no almoço da empresa. Um rapaz do departamento de finanças, que é economista, estava falando como o atual governo está desorganizando todo o setor produtivo. Eu sou governista, mas achei que os argumentos dele tinham certa lógica. Fui procurar mais informações das mais diversas fontes, de veículos e economistas da oposição a blogs claramente governistas. Pesando tudo e usando do meu poder crítico, cheguei à conclusão de que o cara de finanças pode estar certo e estou revendo meus conceitos.

Questão 9 : Em termos gerais, como uma firma pode financiar seus projetos?

A)Valendo-se de capital próprio (dinheiro dos sócios ou acionistas)

B)Valendo-se de capital de terceiros (empréstimos e financiamentos)

C)Valendo-se tanto de capital próprio como de capital de terceiros.

D)Inicialmente as firmas somente podem contar com venture capital.

Questão 10 : Uma firma altamente alavancada é aquela na qual:

A)A proporção entre passivo total e patrimônio líquido é alta.

B)A proporção entre ativo circulante e ativo não circulante é alta.

C)A proporção entre passivo circulante e passivo não circulante é alta.

D)A proporção entre dívida de curto prazo e dívida de longo prazo é alta.

FONTE: ESAB



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: