Avaliação Final – Avaliação de Imóveis

FACULDADE FOCUS

1-Sobre a importância da avaliação na administração de locação, podemos afirmar que:

I. A lei de locação permite que, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, locador ou locatário podem pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.

II. A parte que solicitar a revisão primeiro será favorecida, tendo o aluguel reduzido ou aumentado.

III. Na teoria, a avaliação de imóveis é importante, entretanto, na prática, não tem se mostrado funcional pela inconstância da lei. É correto o que se afirma em:

a.I e II.

b.III apenas.

c.II apenas.

d.II e III.

e.I apenas.

2- Marcus foi contratado para realizar um PTAM porque o cliente precisa da determinação do valor de uma fazenda. Entretanto, ele precisa também que seja identificado o tipo de solo e a vocação econômica da terra. Assinale a alternativa que apresenta qual seria a profissão do parceiro de trabalho de Marcus para atender esse cliente.

a.Engenheiro-agrônomo.

b.Engenheiro elétrico.

c.Arquiteto-urbanista.

d.Arquiteto-ruralista.

e.Engenheiro de obras.

3- Ao observar um imóvel para detectar se é um retângulo, um quadrado, um triângulo ou um trapézio, o corretor está analisando qual fator de homogeneização? Assinale a alternativa correta.

a.Fundos

b.Subida

c.Terreno

d.Medida

e.Forma

4- Para realizar um PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica), o primeiro passo a ser dado pelo corretor de imóveis será a entrevista ou o atendimento ao cliente. Nessa oportunidade, o corretor tomará conhecimento de quais informações? Assinale a alternativa correta.

a.Endereço do imóvel, documentos e objetivo da avaliação.

b.Atividades sociais existentes no entorno do imóvel.

c.Tipo de vizinhança e existência de transporte coletivo.

d.Coleta de amostras e fatores de homogeneização.

e.Benfeitorias existentes e estado de conservação.

5-Assinale a alternativa correta. O PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica) deve ser redigido de forma clara, seguindo as determinações da ABNT para a realização de trabalhos acadêmicos, de modo que qualquer pessoa que o leia consiga compreendê-lo sozinha, ou seja, o PTAM deve ser autoexplicativo. Fora os aspectos técnicos, quais características são importantes para os corretores na avaliação de imóveis?

a.O corretor deve agir com ética, zelo, lealdade e integridade.

b.O corretor precisa atuar ativamente em todos os estados do Brasil.

c.O corretor precisa trabalhar em uma empresa internacional.

d.O corretor deve ter equipamentos tecnológicos importados.

e.O corretor precisa estar instalado em prédios modernos e novos.

6 – A Resolução-Cofeci n. 1.066/2007 (COFECI, 2007) deu fundamento para o disposto no artigo 3º da Lei n. 6.530 (BRASIL, 1978), que determina a operação imobiliária de avaliação de imóveis como opinião sobre a comercialização imobiliária. Com base na resolução, a avaliação feita pelo corretor de imóveis passou a ser conceituada como PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica). O objetivo do PTAM é:

a.a determinação do preço de mercado de um imóvel.

b.aumentar a arrecadação das anuidades dos Crecis.

c.impedir a atuação dos engenheiros na avaliação de imóveis.

d.burocratizar o trabalho e inflacionar o mercado das avaliações.

e.a determinação do valor mercadológico de um imóvel.

7-Por que engenheiros e arquitetos fizeram oposição à lei proposta pelo Cofeci, que incluiria a avaliação de imóveis como uma atribuição aos corretores de imóveis?

a.Porque o objetivo deles era um dia se tornar corretor de imóveis.

b.Porque, para eles, a atividade do corretor de imóveis é ilegal.

c.Porque acreditam que a grade curricular é incompleta.

d.Porque os honorários são mais baixos que os dos corretores.

e.Porque entenderam que a avaliação era atribuição exclusiva deles.

8-Por que é comum dizermos que avaliar um imóvel é muito mais do que o resultado da soma do valor pago por um terreno com o valor investido na área construída?

a.Porque o valor da área construída pode aumentar de acordo com o tipo de acabamento empregado, valor pago na mão de obra e no projeto.

b.Porque, para avaliar um imóvel, é preciso somar ao valor do terreno, além do valor da construção, o valor dos acabamentos.

c.Porque existem diversas variáveis que devem ser avaliadas, por isso a necessidade de conhecimento do mercado imobiliário, não apenas da técnica.

d.Porque, para avaliar um imóvel, é preciso ter bom gosto musical, ter consciência política e responsabilidade ambiental acima de tudo.

e.Porque pode acontecer de a pessoa não ter comprado o terreno. Se o terreno tiver sido herdado, não é calculado o valor no momento de avaliar.

9 – Henrique estava estudando a Resolução Cofeci n. 1.066 (BRASIL, 2007) quando percebeu que há uma referência ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), na introdução do dispositivo legal, que impede o fornecimento de serviços em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:

I. Mesmo com a resolução, o corretor de imóveis trabalhará em desacordo com a lei.

II. A resolução possibilitou ao corretor trabalhar em conformidade com o CDC.

III. Quando o corretor de imóveis realiza uma avaliação de imóvel, ele está prestando um serviço. É correto o que se afirma em:

a.I e II.

b.I e III.

c.III apenas.

d.II e III.

e.I apenas.

10-A vistoria para a realização de um PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica) não necessita de muito detalhamento técnico, para não levar o profissional a cometer erros ao descrever o imóvel da mesma forma que faria um engenheiro civil, por exemplo. Por esse motivo, pode usar ferramentas complementares de muita importância. Assinale a alternativa que aponta uma dessas ferramentas.

a.Matrícula

b.Contrato

c.Fotografias

d.Escritura

e.Mapa

FONTE: FACULDADE FOCUS



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: