Questão 1: No texto abaixo, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) explica como funcionam os processos de elaboração de normas técnicas.
O processo de elaboraçã o de um Documento Técnico ABNT é inicia do a partir de uma demanda, que pode ser apresentada por qualquer pessoa, empresa, entidade ou organismo regulamentador, que estejam envolvidos com o assunto a ser normalizado.
A pertinência da demanda é analisada pela ABNT e, sendo viável, o assunto é levado ao Comitê Técnico correspondente para inserção em seu Programa de Normalização Setorial (PNS). Caso não exista Comitê Técnico relacionado ao assunto, a ABN T propõe a criação de um novo Comitê Técnico, qu e pode serum Comitê Brasileiro ( A BNT/CB ), um Organismo de Norma lização Setorial (ABNT/ONS) ou uma Comissão de Estudo Es pecial ( ABNT/ CEE ).
O assunto é discutido amplamente pelas Comissões de Estudo, com a participação aberta a qualquer interessado, independentemente de ser ou não associado à ABNT, até atingir consenso, gerando então um Projeto de Norma Disponível em:http://www.abnt.org.br/normalizacao/elaboracao -e-participacao/como – se-elaboram. Acesso em: 3 ago. 2020.
Quan do do contexto do trabalho acadêmico, e com base no texto acima , podemos afirmar que:
I. As regras da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos existem em função de demandas existentes na comunidade em relação às formas de realização e publicação de textos acadêmicos.
II. As regras da ABNT para a realizaçã o e publicação de textos a cadêmicos são fruto de debates e consultas à comunidade acadêmica de forma geral, e são definidas a partir do consenso entre os interessados .
III. As regras para a inclusão de normas a respeito do trabalho acadêmico são simples, bastando que, para sua vigência, seja realizado um requerimento formal a qualquer instituição ou organismo de normalização.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.
Questão 2: (IF PB 201 1, com modificações) Na redação de trabalhos acadêmicos, a citação das fontes utilizadas na revisão de literatura deve obedecer às normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com relação às citações, analise as afirmações que se seguem.
I. A citação indireta é a transcrição fiel das palavras usadas no texto consultado, por tanto, sem alteração por parte de quem elabora o trabalho acadêmico.
II. A citação indireta com mais de três linhas deve ser usada com recuo da margem esquerda, sem aspas e com fonte menor que a do texto.
III. A citação direta com até três linhas deve ser usada no texto corrido, entre a spas duplas e com a mesma fonte do texto.
IV. Tanto a citação direta quanto a indireta podem ser realizadas com a inclusão ou não do autor do texto origina l.
Está correta apenas o que se afirma em:
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e I II.
E) III e IV.

Fonte:https://cdn.estuda.com/sis_questoes/posts/298359_pre.jpg?1530274357;acesso em: 03 dez. 2019.
A respeito da char ge, podemos afirmar que:
A) Ela busca mostrar as diferenças entre o conhecimento com base na razão e o conhecimento com base nas crenças e nas opiniões.
B) Ela busca evidenciar a subjetividade do pensamento racional.
C) Ela pretende mostrar a lógica e a consistência do senso comum.
D) Ela mostra que não há possibilidade de diálogo entre o conhecimento racional e o senso comum.
E) Ela comprova que não há diferença alguma entre o conhecimento racional e o senso comum.
Questão 4: Leia o trecho a seguir.
Segundo Leme e Silva (2010, p. 32), as universidades têm procurado coibir a prática do plágio por meio de uma adequada formação discente e docente e com a oferta de softwares que identificam coincidências de texto publica dos na internet.
O trecho acima corresponde a:
A) Uma citação direta, com dois autores inseridos.
B) Uma citação direta, com dois autores não inseridos.
C) Uma citação indireta, com dois autores inseridos.
D) Uma citação indireta, com dois autores não inseridos.
E) Uma paráfrase, sem autores inseridos.
Questão 5: As mídias sociais são responsáveis, em grande parte, pela disseminação de notícias falsas e interpretações errôneas sobre o mundo que nos cerca (LIMA, 2002).
O trecho acima corresponde a:
A) Uma citação direta, com autor inserido.
B) Uma citação direta, sem autor inserido.
C) Uma citação indireta, com autor inserido.
D) Uma citação indireta, sem autor inserido.
E) Uma paráfrase, com autor inserido.
Questão 6: (ENEM 2019, com modificações)
A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas or elhas . Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou pa ra cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou : “Apenas alguns minutos antes , a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.
Em contra ponto a uma interpretaçã o idealizada, o texto a ponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:
A) Negação do raciocínio lógico.
B) Negação da observação.
C) Comprovação de hipóteses.
D) Contemplação da natureza.
E) Universalização de conclusões.
Questão 7: Não é elemento de resumo de trabalho acadêmico:
A) Assunto do texto e objetivos a serem atingidos.
B) Articulação das ideias e como o texto foi produzido.
C) Principais conclusões do autor.
D) Juízos de valor, bem como crenças e ideologias que o leitor utilizou para a compreensã o do texto.
E) Objetivos da pesquisa e do texto proposto.
Questão 8: (NNC E 2019, com modificações) A partir de diversas perspectivas, podemos comparar o conhecimento com um e o conhecimento científico. Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta.
A) O conhecimento científico só pode ser construído com base no senso comum.
B) O conhecimento científico está sempre acompanhando o conhecimento comum; os dois desenvolvem-se de forma semelhante e simultaneamente, sempre tendo como base o nível tecnológico existente.
C) O valor epistemológico do senso comum é similar ao valor epistemológico do conhecimento científico.
D) Para diferenciar conhecimento comum e conhecimento científico não basta apelar ao campo interno dos saberes, já que a distinção ou a semelhança entre esses dois campos é histórica e cultura lmente determinada .
E) Para diferenciar conhecimento comum e conhecimento científico é n ecessário verificar qual o índice de acertos qu e cada um deles é capaz de produzir.
Questão 9: Em seu trabalho, o aluno Bastos Ferreira incluiu a citação a seguir:
“Em relaçã o à teoria política , qual a na tureza do Estado moderno segundo o Novo Desenvolvimentismo?
Nos países ricos, ele começou a bsolutista, transformou -se no Estado liberal e no Esta do libera l – democrático, à m edida que s eus povos conquistava m o direito ao sufrágio un iversal. U m pouco adiante, com a pressão popular por menor desigualdade,mudou novamente, transformando -se no Estado social” (BRESSER-PEREIRA, 20 16 , p. 241).
Segundo a norma ABNT:
A) O texto e a ideia são de autoria de Bastos Ferreira, autor citado por Bresser -Pereira .
B) Apenas a ideia é de Bresser-Pereira, sendo o texto de autoria de Bastos Ferreira.
C) Apenas o texto é de Bresser-Pereira, sendo a ideia de autoria de Bastos Ferreira.
D) O texto e a ideia são de Bresser-P ereira, autor citado por Bastos Ferreira.
E) Segundo as normas disponibilizadas pela ABNT, não há como identificar o autor da ideia, tampouco do texto citado por Bastos Ferreira.
Questão 10: Leia o texto a seguir:
Neste momento, vivenciamos uma corrida pelo desenvolvimento da cura da COVID -19 no Brasil e no mundo. Em meio a esse cenário crítico para a sociedade, a ciência tem sido peça -chave para enfrentá-lo.
A validação do conhecimento se mostra fundamental para criar soluções eficazes frente aos novos desafios que se apresentam, e com compromisso ético.Esses valores, próprios do pensamento científico,são muito importantes para conter o aparecimento de informações que coloquem em risco a saúde da população. Além de uma pandemia sanitária, vivemos também uma crise informacional e a anticiência é uma das facetas desta disputa.
O movimento anticientífico não é novo, mas é possível observar o seu crescimento mundial nos últimos anos. Especialista na temática , a professora Thaiane Oliveira, do Programa de Pós -Gra duação em Comunicação Social ( PPGCOM -UFF ), vem desenvolvendo estudos que buscam entender o funcionamento desses grupos. “Se, antes, esse movimento era estigmatizado e estava à margem da sociedade, nesse contexto ele está em espaços centrais nas tomadas de decisões. Tem sido rescente a presença desses indivíduos entre lideranças em diversos países. Sã o pessoas que prezam por uma política que não é baseada em evidências científicas. Não se trata de um movimento homogêneo, mas de uma relação complexa de intensas disputas pela informação, na qual a ciência tem sido um dos alvos principa is de ataques ”, explicita.
Disponível em:http://www.uff.br/?q=noticias /09 -04-2 020/ciencia-contra- desinformacao – pesquisadora-da -uff-explica -importancia-do-combate. Acesso em: 3 ago. 2020.
Segundo o texto:
I. A crise sanitária que estamos vivendo tem sido agravada pela crise pela qual passa a ciência , que não pode oferecer quaisquer soluções eficazes em relação a fenômenos da na tureza.
II. O fato de a ciência a inda não ter sido capaz de desenvolver vacinas e mecanismos de proteção contra o coronavírus comprova a dificuldade de se identificar o que é e o que não é ciência.
III. Há a tualmente uma disputa intensa pela informação, e a comunidade científica tem sido alvo de ataques de interesses de determinados grupos, interessados em desacreditá-la e fragilizá-la diante da opinião pública.
Está cor reto apenas o que se afirma em:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.
Categorias:MATERIAL DE ESTUDO
PERGUNTAR