CIÊNCIA POLÍTICA – EXERCÍCIOS- MÓDULO III

Exercício 1: __ não aceita a teoria da personalidade jurídica do Estado, concebendo o Estado apenas “… como uma relação de subordinação entre os que mandam e os que são mandados, ou então, como uma cooperação de serviços públicos organizados e dirigidos pelos governantes”. Esta Teoria é atribuída a:

A) Duguit

B) Savigny

C) Kelsen

D) Albrecht

E) Gerber

Exercício 2: Assinale a alternativa falsa:

A) a concepção de Estado como pessoa jurídica é atribuída aos contratualistas

B) a concepção de Estado como pessoa jurídica constitui um avanço no amparo da coletividade dotada de interesses diversos das vontades de cada um de seus membros

C) a Teoria Ficcionista admite a ideia de Estado como pessoa jurídica, mas como resultado de um organismo moral

D)Para Savigny, apesar do Estado ser admitido como uma pessoa jurídica, sua personalidade jurídica é concebida como mera ficção

E) a Teoria Realista nega, que o Estado seja uma ficção jurídica e sustenta, assim, que o Estado é um organismo moral, não-palpável (organicismo ético).

Exercício 3: Os Ficcionistas: admitem a ideia de Estado como pessoa jurídica, mas como resultado de uma ficção ou de um artifício. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde a um autor Ficcionista:

A)Albrecht

B)Gerber

C)Gierke

D)Laband

E)Savigny

Exercício 4: Para os Realistas o Estado é visto como um organismo biológico, sendo comparado, inclusive, a uma pessoa grande.

Assinale a alternativa que não corresponde a um autor Realista:

A)Albrecht

B)Gerber

C)Gierke

D)Laband

E)Donati

FONTE: UNIP



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: