Competências para a Vida

ANHANGUERA / UNOPAR

Questão 1

A comunicação não verbal tem muitas diferenças em relação à comunicação verbal (escrita ou falada) primeiro é menos limitada por regras do que a comunicação verbal. Recebemos um treinamento formal considerável sobre como compreendemos as palavras ditas mas muito pouco sobre compreendemos os sinais não verbais que as acompanham. Consequentemente as pistas não verbais são mais ambíguas e suscetíveis à má interpretação.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos indicadores emocionais na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Estilo de comunicação1. Uso de gírias (aponta base étnica ou cultural), temas repetidos, exageros e até presença ou não de se falar de outras pessoas.
II. Conteúdo da comunicação2. Técnicas como: deixar de responder, responder breve ou longamente, responder com perguntas, pausar, interromper, divagar, mudar de assunto, trazer ou tirar atenção de si mesmo(a).
III. Ação3. Forma como uma pessoa se comporta com os outros ou o tipo de atividade que ela executa.
IV. Ambiente4. Contexto onde as interações ocorrem.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 1; II – 3; III – 2; IV – 4.

b.I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.

c.I – 3; II – 4; III – 1; IV – 2.

d.I – 2; II – 1; III – 3; IV – 4.

e.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1.

Questão 2

Os ingredientes da inteligência social podem ser organizados em duas categorias amplas. A consciência social se refere a um espectro que se estende de sentir instantaneamente o estado interno da outra pessoa, compreender os sentimentos e pensamentos dela e entender de situações sociais complicadas. A aptidão social demonstra o que fazemos com essa consciência, permitindo Interações tranquilas e eficazes.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as dimensões da inteligência social na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Consciência situacional1. Incorpora padrões verbais e não verbais, como aparência, postura qualidade da voz e movimentos do corpo.
II. Presença2. Radar social ou habilidade de ler situações e interpretar comportamentos de outras pessoas, assim como suas possíveis intenções, estados emocionais e propensão à interação.
III. Autenticidade3. Sentimento compartilhado de duas pessoas, que se vinculam e interagem de forma a cooperarem positivamente.
IV. Clareza4. O quanto somos percebidos como honestos abertos éticos e confiáveis.
V. Empatia5. Nossa habilidade de explicar esclarecer ideias transmitir dados articular visores e cursos de ação de forma a conquistar a cooperação alheia.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 2; II – 1; III – 4; IV – 5; V – 3.

b.I – 3; II – 1; III – 5; IV – 2; V – 4.

c.I – 2; II – 3; III – 4; IV – 5; V – 1.

d.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 5.

e.I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 5.

Questão 3

Indubitavelmente, a teoria da motivação humana mais conhecida é a teoria de Hierarquia de Necessidades de Maslow. O modelo condensa integra a longa lista de necessidades primárias (impulsos) em uma hierarquia de 5 categorias básicas. Segundo o psicólogo, somos motivados simultaneamente por várias necessidades primárias, mas a fonte mais forte é a necessidade mais baixa não satisfeita no momento. Na medida em que uma pessoa satisfaz uma necessidade de nível mais baixo, a próxima necessidade mais alta na hierarquia se torna um motivador primário e continua assim mesmo que nunca seja satisfeita.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as necessidades do modelo de hierarquia na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Fisiológica1. Realização plena de seu potencial permitindo atingir autenticidade e a satisfação pessoal.
II. Segurança2. Alimento água abrigo e similares.
III. Pertencimento3. Ambiente estável sem dor ameaça ou doença.
IV. Estima4. Amor afeição e interação com outras pessoas.
V. Autorrealização5. Autoestima por meio da realização pessoal e também de estima social mediante o reconhecimento respeito das outras pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 5.

b.I – 5; II – 1; III – 2; IV – 3; V – 4.

c.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 5.

d.I – 3; II – 1; III – 5; IV – 2; V – 4.

e.I – 2; II – 3; III – 4; IV – 5; V – 1.

Questão 1

Flow é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo. (Mihaly Csikszentmihalyi)

Baseando-se na definição de Flow, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   Para chegar ao desempenho em flow em processos criativos são necessárias muitas horas de treinamento.

(  )   Uma pessoa em estado de flow não percebe seus pensamentos, como se nesse momento o eu se fundisse com a tarefa que está sendo executada.

(  )   Uma pessoa habituada a entrar em estado de flow consegue ser criativa em diversas áreas de conhecimento.

(  )   Para atingir o estado de flow é necessário que a pessoa se sinta segura em relação ao grau de dificuldade representado pela tarefa e, ao mesmo tempo, tenha condições de executá-la.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – V – V – V.

b.V – V – F – V.

c.V – F – V – V.

d.V – V – F – F.

e.V – F – F – V.

Questão 2

Nosso Sistema 2, em questões realmente complexas, não é suficiente para concluirmos pelos caminhos a serem seguidos em um determinado processo de julgamento e tomada de decisão. Ou seja, os modelos racionais utilizados não são suficientes por si só: eles são no mais das vezes utilizados como instrumentos de apoio e análise para a tomada da decisão em paralelo com o julgamento subjetivo do Sistema 1, estando sujeito ao que chamamos de heurísticas, vieses e falácias, que podem ser definidos como atalhos de pensamento que tomamos ao fazermos julgamentos e que possuem impacto na qualidade das decisões.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos heurísticas, vieses e falácias na Coluna A com as situações, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Raciocínio por analogia1. Em função da restrição de recursos provocados pela quebra da cadeia logística, a empresa decidiu priorizar as entregas dos clientes VIP como estratégia de garantia de sua sustentabilidade.
II. Âncora e ajuste2. Vamos iniciar a prospecção de mercado na região Sul pelo setor de construção civil, que se mostrou o mais lucrativo nas regiões onde já atuamos.
III. Heurística de disponibilidade3. Nossos concorrentes estão se tornando cada vez mais agressivos e avançando sobre nossa carteira de clientes: precisamos ampliar nossa política de fornecimento de crédito e descontos para manter nossa carteira de clientes fidelizada.
IV. Falácia da satisfação4. Precisamos ampliar nossos estoques de matéria-prima ou não vamos suportar o próximo período de lockdown.
V. Falácia da eliminação por aspectos5. A equipe de vendas está de parabéns por atingir a meta de aumento de faturamento do mês passado. Vamos manter o compromisso com esse excelente nível de desempenho para os próximos meses até o final do ano.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4; V – 5.

b.I – 5; II – 1; III – 2; IV – 3; V – 4.

c.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 5.

d.I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 5.

e.I – 2; II – 3; III – 4; IV – 5; V – 1.

Questão 3

Inspirado na teoria de Csíkszentmihályi, Howard Gardner explorou as condições necessárias para as pessoas serem criativas. Ele analisou a vida de sete personalidades criativas: Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi e chegou à conclusão de que a criatividade não é um fato isolado e restrito a indivíduos geniais e, ao contrário, depende das condições de formação do indivíduo criativo, do ambiente em que cresceu, do afeto que recebeu e das oportunidades que encontrou.

Sobre o triangulo da formação proposto por Howard Gardner, analise as seguintes afirmações:

I. A formação do indivíduo criativo engloba aspectos individuais, do ambiente e de domínio de uma tarefa.

II. A influência de pais, professores e demais pessoas que julgam, ou emitem opiniões sobre o comportamento do indivíduo ao longo de sua vida tem impacto sobre seu potencial criativo.

III. De acordo com Garder, é comum que mestres criativo tenham demonstrado dons formidáveis já em seu período de infância.

IV. Contribui para a criatividade a possibilidade de vivenciar diferentes culturas e contextos ao longo de processo de formação do indivíduo.

Podemos considerar corretas as afirmações:

Escolha uma:

a.II, III e IV, apenas.

b.I, II e III apenas.

c.I, II, III e IV.

d.I, III e IV, apenas.

e.I. II e IV, apenas.



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: