Competências para a Vida – Avaliação

ANHANGUERA / UNOPAR

Questão 1

Quando se consegue obter mais controle sobre as emoções é possível melhorar a qualidade da energia, independente das pressões externas. Para isso é preciso se tornar mais consciente em relação à variação dos sentimentos em diversos períodos durante o dia de trabalho, assim como compreender melhor o impacto dessa emoção na eficiência. A maioria das pessoas percebe que apresenta um desempenho melhor quando imbuída de energias positivas. O que as surpreende é a constatação de que não são capazes de ter um desempenho tão bom, nem liderar com eficiência, quando se sentem de outra forma.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre os tipos de energia que precisamos gerenciar para manter nossa capacidade produtiva na Coluna A com as práticas a elas associadas, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Energia Física1. Aprenda atividades de meditação, mindfulness e respiração. Cultive emoções positivas.
II. Energia Emocional2. Melhorar o sono, qualidade das refeições e prática de atividades cardiovasculares. Respeitar sinais de fadiga e stress.
III. Energia Mental3. Pratique hobbies e atividades prazerosas. Identifique e viva em sintonia com seus valores fundamentais.
IV. Energia Espiritual4. Estabeleça intervalos de trabalho e limite interrupções. Reduza a quantidade de janelas mentais abertas simultaneamente.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.

b.I – 2; II – 1; III – 4; IV – 3.

c.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1.

d.I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.

e.I – 1; II – 3; III – 2; IV – 4.

Questão 2

Heurísticas e vieses afetam os resultados de nosso Sistema 2 de tomada de decisão. As heurísticas funcionam efetivamente na maioria das circunstâncias mas também pode conduzir à polarização na tomada de decisão ou no desenvolvimento de julgamentos errôneos. Heurísticas e vieses também podem levar a falácias.

Baseando-se no estudo de Daniel Kahneman sobre o Sistema 2 de tomada de decisão, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(    ) Ilusão de compreensão.

(    ) Falácia de planejamento.

(    ) Intuição de especialista.

(    ) Otimismo e a ilusão empreendedora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – V – V – F.

b.F – F – V – V.

c.V – V – V – V.

d.V – F – V – V.

e.F – V – F – V.

Questão 3

A resposta luta-fuga, também conhecida como resposta ao estresse agudo, representa as escolhas que nossos ancestrais tiveram quando confrontados com o perigo em seu ambiente: eles poderiam lutar ou fugir. Em ambos os casos, a resposta fisiológica e psicológica ao estresse prepara o corpo para reagir ao perigo, sendo liberados hormônios que preparam o corpo para confrontar a ameaça ou fugir para um local seguro.

Tomando como referência o mecanismo de resposta luta-fuga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   A amigdala cerebral, parte do sistema límbico, é a peça-chave para o processamento de emoções fortes e disparo da reação luta-fuga.

(  )   A resposta de lutar ou fugir pode acontecer diante de um perigo físico iminente, mas nunca como resposta de uma ameaça psicológica projetada por nosso neocortex.

(  )   Os neurônios inibidores, localizados no neocortex, são os responsáveis por controlar nossa amigdala cerebral, prevenindo a ocorrência de sequestros emocionais.

(  )   A resposta luta-fuga é uma resposta fisiológica em que percebemos aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória, preparando-nos para uma situação de perigo iminente ou percebido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – V – V – F.

b.V – F – F – V.

c.V – F – V – F.

d.F – F – V – V.

e.F – V – V – F.

Questão 4

A ideia-chave por trás da inteligência emocional é que nossas emoções, na verdade, nos tornam mais inteligentes. Em vez de atrapalhar o pensamento racional, eles ajudam a modelá-lo. Desde aquela época, essas idéias foram exploradas e desenvolvidas em um conjunto de habilidades sofisticado, mas sedutoramente simples, que chamamos de modelo de habilidade de inteligência emocional. Este modelo fornece uma estrutura para nos ajudar a aprender sobre as emoções e gerenciá-las com eficácia.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das habilidades emocionais contidas na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Percepção1. As emoções têm sua própria linguagem e seus próprios movimentos lógicos. Possuir essa habilidade significa que você pode determinar por que se sente assim e o que acontecerá a seguir.
II. Uso2. Refere-se à capacidade de identificar com precisão como você e as pessoas ao seu redor estão se sentindo e sua capacidade de expressar esses sentimentos.
III. Entendimento3. As emoções transmitem informações importantes, por isso é valioso estar aberto às nossas emoções e usar essas informações para tomar decisões efetivas.
IV. Gerenciamento4. Esta habilidade especial ajuda você a determinar como as emoções o ajudam e como elas funcionam em harmonia com o pensamento.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.

b.I – 1; II – 3; III – 2; IV – 4.

c.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1.

d.I – 3; II – 4; III – 1; IV – 2.

e.I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.

Questão 5

Seu cérebro tem a capacidade de se regenerar e se curar por meio de um processo conhecido como neuroplasticidade. Você pode desenvolver novos neurônios cerebrais; criar caminhos cerebrais novos, positivos e produtivos; e amplie as partes do seu cérebro que o ajudam a pensar com clareza para que você veja os estressores da vida como desafios gerenciáveis, em vez de ameaças intransponíveis. Ao aproveitar o poder do seu córtex pré-frontal, você pode acalmar sua amígdala para que possa responder com mais atenção e eficácia ao estresse.

Sobre os conceitos de neuroplasticidade, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   Nosso comportamento é influenciado por forças biológicas e ancestrais e pelos registros de nossas experiências, que moldam nossos circuitos neurais.

(  )   As forças biológicas e nossa experiência são limites autoimpostos para a interpretação de nossa realidade e projeção de nosso futuro.

(  )   As emoções humanas reforçam a percepção dos limites impostos por nossa percepção da realidade.

(  )   Descobrimos, por meio da teoria humanista, que é possível eliminar completamente as influências das forças biológicas e experiências do passado, alterando nossa percepção da realidade e projetando um self ideal plenamente realizável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.F – F – V – V.

b.F – V – V – F.

c.F – V – F – V.

d.V – V – F – V.

e.V – F – F – F.

Questão 6

mindfulness se tornou a mais nova moda corporativa, uma prática amplamente divulgada como a via rápida para uma melhor liderança. Mas suspeitamos que ele não merece todos os benefícios atribuídos a ele. Nossa pesquisa e análise revelaram uma relação complicada entre mindfulness e desempenho executivo, algo que líderes precisam entender quando buscam se desenvolver na carreira.

Sobre a prática de mindfulness, avalie as seguintes afirmações:

I. O mindfulness é um método para mudar o foco de atenção dentro para fora de nossa mente, para observar pensamentos, sentimentos e ações sem interpretação ou julgamento.

II. Os benefícios atribuídos a esse tipo de prática variam desde relacionamentos mais fortes até níveis mais elevados de desempenho de liderança.

III. Não existe uma conexão direta entre a prática de mindfulness e as habilidades de inteligência emocional.

IV. Quando estamos “mindful” percebemos o que acontece de maneira livre de julgamentos. Por isso a prática de mindfulness torna-se uma ferramenta poderosa para ajudar a controlar o sofrimento que experienciamos, promovendo calma, apreciação da experiência e felicidade.

Considerando as afirmações apresentadas, são informações corretas a respeito da prática de mindfulness:

Escolha uma:

a.II e IV, apenas.

b.II e III, apenas.

c.III e IV, apenas.

d.I e III, apenas.

e.I e IV, apenas.

Questão 7

Para prosperar na maneira de aprender, é preciso saber como aprender. O ciclo de aprendizagem experiencial é um processo de aprendizagem iniciado por uma experiência concreta, que exige uma observação reflexiva sobre a experiência em uma busca de sentido que envolva o pensamento abstrato, levando à decisão de se engajar na experimentação ativa. Este ciclo é tão simples e natural que as pessoas se envolvem nele sem saber que estão aprendendo. (David Kolb)

Baseando-se no ciclo de aprendizagem de KOLB, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   Pessoas pragmáticas aprendem baseadas em experiências concretas. Elas querem atalhos e dicas. Elas aprendem melhor com atividades em que há uma ligação clara para algum problema relacionado ao trabalho que executam.

(  )   Pessoas com estilo de aprendizagem baseado na observação reflexiva querem muitas pausas para ler e discutir. Eles aprendem melhor com atividades em que a aprendizagem faz parte de um todo conceitual, como um modelo para uma teoria.

(  )   Pessoas que aprendem com base na conceitualização abstrata, adoram a oportunidade de interagir com outras pessoas para discutir a fundo um evento, caso ou modelo de interesse.

(  )   Os que se baseiam na experimentação ativa querem tarefas práticas e muito pouca teoria. Eles aprendem melhor com atividades em que o foco está no presente e em fazer atividades como jogos, resolução de problemas, simulações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – F – V – F.

b.V – V – F – V.

c.V – V – V – V.

d.V – F – F – V.

e.V – F – V – V.

Questão 8

Um líder autêntico tem consciência, sente-se confortável e age de maneira coerente com seus autoconceitos. Ele aprende mais sobre a sua personalidade, valores, pensamentos e hábitos ao refletir sobre várias situações de experiências pessoais. Ele também aprimora esse autoconhecimento ao receber opiniões de outras pessoas confiáveis. Tanto a autorreflexão quanto a receptividade das opiniões exigem altos níveis de inteligência emocional. Na medida em que o líder aprende mais sobre si mesmo, adquire uma maior compreensão do seu próprio interno, o que por sua vez leva gera uma paixão duradoura por realizar algo que vale a pena para sua empresa ou para a sociedade.

Considere as seguintes afirmações sobre a importância do autoconhecimento e do comportamento reflexivo:

I. O comportamento humano é em boa parte automático, acontecendo sem participação de nossa consciência ou pensamento que o anteceda.

II. No comportamento reflexivo, nossa inteligência emocional é acionada, permitindo substituir a reação automática pela ação intencional.

III. No comportamento auto direcionado ou reflexivo precisamos desenvolver a capacidade de atuação independente das mentes emocional e cognitiva, de forma que se favoreça nosso desempenho e obtenhamos melhores respostas, não sujeitas às reações emocionais.

IV. As respostas automáticas são decorrentes exclusivamente de nossa mente emocional, que foi treinada evolutivamente a ser acionada para que tenhamos uma resposta rápida diante de algo importante que merece nossa atenção, como um perigo imediato que ameace nossa sobrevivência.

Considerando as afirmações apresentadas, são descrições corretas do entendimento da psicologia positiva:

Escolha uma:

a.I, II, III e IV.

b.I, II e III, apenas.

c.I e III, apenas.

d.I, II, apenas.

e.I e IV, apenas.

Questão 9

Flow é um estado de espírito no qual uma pessoa fica totalmente imersa em uma atividade. O psicólogo positivo Mihaly Csikszentmihalyi afirma que, enquanto neste estado mental, as pessoas estão completamente envolvidas e focadas no que estão fazendo. “O ego desaparece. O tempo voa. Cada ação, movimento e pensamento segue inevitavelmente do anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades ao máximo”.

Com base na teoria de Mihaly Csikszentmihalyi, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O estado ótimo da experiência interior é aquele em que há ordem na consciência. Isso acontece quando a energia psíquica ou atenção é investida em metas realistas e quando as habilidades se equiparam às oportunidades de ação.

PORQUE

II. A busca de uma meta traz ordem à consciência porque a pessoa deve concentrar a atenção na tarefa presente e momentaneamente esquecer tudo o mais. Alguém que obtenha o controle da sua energia psíquica e a invista em metas conscientemente escolhidas vai se transformar num ser mais complexo exercitando suas habilidades. Visando maiores desafios o indivíduo se torna cada vez mais extraordinário.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b.A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

c.A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d.As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

e.As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

Na contramão das selfies, autenticidade implica em ser verdadeiro consigo mesmo e as demais pessoas, em viver de forma integrada aos próprios valores e princípios, em encontrar significado no que se faz. Uma pessoa autêntica tem a disposição de se aceitar como é e não tenta se fazer passar por outra coisa ou outra pessoa. Tem a coragem de dizer como são as coisas, consegue encarar a verdade e fazer a coisa certa porque isso é correto. Consegue ver seus pontos fortes e os seus pontos fracos, sendo paciente com as próprias falhas.

Com base nos conceitos de autenticidade e influência, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A autenticidade aumenta a coragem de sermos diferentes e seguirmos o que nossos corações e mentes pedem, não o que os outros querem.. Ser autêntico implica em fazer coisas que façam sentido para nós e que nos tornem úteis para a sociedade.

PORQUE

II. Uma pessoa autêntica torna-se influente porque tem clareza do que prefere fazer e como fazer. No mundo das incertezas e da validação de comportamento a partir do olhar do outro torna-se inspirador ver uma pessoa “com luz própria”, que não busca dissuadir olhares e sim, aceita-se como é.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

b.A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

c.As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

e.As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 11

Influenciar os outros pode ser tão simples como pedir a um colega para fazer algo ou tão complexo como construir alianças. Seja qual for sua abordagem, o sucesso depende das estratégias que você utiliza e quando, como e com quem as implementa. Sofremos pressões diárias para conseguir com que as coisas fiquem prontas: devem ser melhores, em menor tempo e com menos recursos que anteriormente. Para a maioria de nós isso significa trabalhar com outros: comunicar de forma eficaz, compartilhar decisões, dividir recursos e alocar responsabilidades. Os melhores influenciadores pensam cuidadosamente a respeito do que querem conseguir e como querem que aconteça. Eles refletem sobre quem precisam influenciar e como fazer. Eles têm um grande repertório de estratégias.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das estratégias de influência na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
I. Autonomia1. Identificar as preocupações alheias e posicionar suas ideias para chamar a atenção quanto a elas.
II. Negociação2. Fazer os outros sentirem-se valorizados por meio de elogios, confiança e reconhecimento; envolvê-los em tomadas de decisão e em planejamentos/implementações de suas ideias.
III. Consciência Interpessoal3. Conquistar apoio oferecendo em troca favores ou recursos, fazendo concessões ou negociando um resultado mutuamente satisfatório.
IV. Visão Compartilhada4. Dedicar tempo para conhecer a fundo cada indivíduo e manter comunicação amigável com todos para que estejam inclinados a lhe ajudar com suas ideias no futuro.
V. Construção de Relacionamento5. Mostrar como suas ideias dão suporte aos grandes objetivos/valores organizacionais, ou recorrendo a princípios como a justiça, por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:

a.I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 5.

b.I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 5.

c.I – 2; II – 3; III – 1; IV – 5; V – 4.

d.I – 2; II – 3; III – 4; IV – 5; V – 1.

e.I – 5; II – 1; III – 2; IV – 3; V – 4.

Questão 12

Poderíamos resumir que temos sentimentos positivos em relação a pessoas ou coisas das quais queremos nos aproximar, enquanto temos sentimentos negativos daquilo que queremos nos afastar. Assim, o componente comum de todas as emoções negativas é a aversão, assim como o componente comum das emoções positivas é a aproximação.

Sobre o conceito de positividade, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   Temos predisposições genéticas para sermos mais risonhos e bem-humorados, por isso existem pessoas que são, por natureza, mais felizes.

(  )   Felicidade e otimismo podem ser comportamentos aprendidos ao longo de nossa vida.

(  )   Felicidade e otimismo são decorrentes de uma vida bem-sucedida.

(  )   Emoções positivas estão ligadas a situações felizes do passado. Por questões evolutivas e de preservação, emoções ligadas ao medo e ansiedade estão diretamente conectadas a situações futuras, daí o pessimismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – V – F – F.

b.F – F – V – V.

c.V – F – V – F.

d.V – V – V – F.

e.F – V – F – V.

Questão 13

Um dos efeitos mais fascinantes das emoções é o fenômeno do chamado contágio emocional, que é o processo automático de capturar o compartilhar as emoções de outra pessoa. O contágio emocional atende a 3 propósitos: primeiro, a imitação fornece um feedback contínuo, comunicando que compreendemos o emissor e temos empatia com ele; segundo, imitar os comportamentos das outras pessoas parece ser uma maneira de receber o significado emocional delas; e terceiro, satisfazer o impulso de se relacionar. A solidariedade social é construída a partir da consciência de cada membro quanto a um sentimento coletivo.

Sobre o conceito de contágio emocional, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   Além de influenciar nosso corpo e nossas interpretações da realidade, nossas interações com outras pessoas podem também influenciar diretamente o que estamos sentindo.

(  )   O processo de contágio emocional se dá essencialmente quando as emoções trocadas são negativas havendo muita força no contágio, uma vez que somos programados evolutivamente para captar tudo que possa nos ferir ou nos causar perda.

(  )   O processo de contágio emocional sempre influencia negativamente na formação e desempenho das equipes, pois pode espalhar rapidamente emoções negativas e sentimentos de frustração e desesperança.

(  )   Para regular o contágio emocional, é muito muito importante termos consciência de que tipo de mensagem não-verbal estamos emitindo, a partir da expressão de nossos sentimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.F – F – V – V.

b.V – V – F – F.

c.V – F – V – F.

d.V – F – F – V.

e.F – V – V – F.

Questão 14

O sociólogo Domenico De Masi (2003) desenhou um modelo para explicar grupos criativos que equilibra razão e emoção, fantasia e realidade. De acordo com o autor, existem quatro forças entre as quais a criatividade atua: a) o pensamento primário, b) o pensamento secundário, c) a esfera emotiva e d) a esfera racional. Das intersecções entre esses quatro fatores surgem as condições para a criatividade acontecer.

Conforme o modelo de condições para a criatividade acontecer de Domenico De Mais, é correto afirmar que:

Escolha uma:

a.Entre a esfera racional e o pensamento secundário está a área das técnicas introjetadas.

b.Na intersecção entre emotividade e a mente inconsciente está área das emoções livres.

c.Na intersecção entre emotividade e a mente consciente está área da fantasia.

d.Da intersecção entre a esfera emotiva e o pensamento secundário surge a área das emoções administradas.

e.Da união entre a racionalidade e a mente inconsciente surge a área da concretude.

Questão 15

Alguns estudos da comunicação sustentam que apenas 35% do que dizemos é verbal. Todos os 65% restantes da comunicação seriam expressos de forma não verbal, ou seja, a partir do nosso corpo, de gestos, tons e inflexões no uso da voz e na combinação de expressões faciais. Esses elementos da comunicação não verbal são a principal via de expressão de nossas emoções. Qual a importância disso? Simplesmente a consequência de que, embora nossos pensamentos sejam privados, nossas emoções são públicas e estamos constantemente comunicando-as em nossas relações, basta olhar para perceber.

Sobre comunicação não-verbal por meios eletrônicos, é correto afirmar que:

Escolha uma:

a.Devemos ser sempre breves em nossos textos de forma a não abrir espaço para que outras pessoas projetem suas percepções emocionais em nossas palavras.

b.O uso de emojis ou outros marcadores emocionais devem ser evitados em comunicações corporativas, pois trata-se de um comportamento não profissional e pode transmitir impressões desfavoráveis a nossos interlocutores.

c.A variedade de formas de comunicação online que dispomos representam um ganho em quantidade e qualidade de meios de troca de informação e interações interpessoais.

d.Mensagens de texto são preferidas a áudios, pois trazem maior quantidade de indicadores emocionais.

e.Contatos por meio de vídeo ou telefone são preferíveis quando precisamos tratar assuntos complexos e delicados, pois essas interações fornecem melhor qualidade de feedback emocional.

Questão 16

Somos essencialmente seres sociais. A maioria de nós passa a maior parte do tempo na companhia ativa ou passiva de outras pessoas, A qualidade do tempo que é passado com os outros também é importante e evidências mostram claramente que a interação positiva com outras pessoas atua como uma proteção contra inúmeros problemas psicológicos. Quando as interações positivas com outras pessoas encontram sua expressão, nós desabrochamos.

Sobre pessoas saudáveis com quem nos relacionamos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(  )   Elas incentivam a expressão de nossas opiniões, ainda que não concordem com tudo que dizemos.

(  )   Dizem de forma direta e gentil quando e como as magoamos quando isso ocorre.

(  )   Buscam adaptar seus comportamentos às nossas necessidades e valores, estabelecendo pontes empáticas.

(  )   São capazes de compartilhar ideias e sentimentos, favorecendo a afetividade da relação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – V – F – V.

b.V – V – V – F.

c.F – V – V – V.

d.V – F – V – F.

e.F – F – V – V.

Questão 17

Segundo Daniel Kahneman, possuímos dois sistemas paralelos de julgamento e tomada de decisão:

Sistema 1 opera de forma automática e rápida, com pouco ou nenhum esforço e nenhuma sensação de controle voluntário.

Sistema 2 atribui atenção às atividades mentais exigentes que a exigem, incluindo cálculos complexos. As operações do Sistema 2 são frequentemente associadas à filtros subjetivos.

Considere as seguintes afirmações em relação aos nossos sistemas de julgamento e tomada de decisão:

I. O Sistema 1 opera de forma automática e rápida, com pouco ou nenhum esforço e nenhuma sensação de controle voluntário.

II. O Sistema 2 atribui atenção às atividades mentais exigentes que a exigem, incluindo cálculos complexos.

III. Quando as impressões do Sistema 1, mais rápido, são endossadas pelo Sistema 2, mais lento, elas podem tornar-se crenças pessoais e influenciar impressões futuras.

IV. As impressões do Sistema 2, podem influenciar as decisões do Sistema 1, na forma de heurísticas e vieses.

Considerando as afirmações apresentadas, são descrições corretas sobre o funcionamento dos Sistemas de tomada de decisão:

Escolha uma:

a.I, II, III e IV.

b.I, III e IV, apenas.

c.I, II e III, apenas.

d.II, III e IV, apenas.

e.I e II, apenas.

Questão 18

“Inteligência emocional e social é a capacidade de reconhecer nossos próprios sentimentos e de outros, motivar a nós mesmos e administrar emoções efetivamente em nós mesmos e outros”.

Boyatzis e Goleman (2016), pela Korn Ferry Hay Group

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de inteligência emocional proposto pelos professores Goleman e Boyatzis:

I. O desenvolvimento das competências emocionais se inicia pela consciência das emoções nos outros.

II. A inteligência emocional possui dois eixos de classificação de competências: intra / interpessoais e percepção / regulação de emoções.

III. A autoconsciência é a primeira competência a ser desenvolvida em IE, pois possui influência sobre todas as demais e facilita o desenvolvimento pessoal.

IV. A percepção das emoções é mais importante do que as competências utilizadas para sua regulação.

Considerando as afirmações apresentadas, são descrições corretas sobre o modelo proposto por Goleman e Boyatzis:

Escolha uma:

a.I e III, apenas.

b.II e III, apenas.

c.III e IV, apenas.

d.I e IV, apenas.

e.II e IV, apenas.

Questão 19

“Inteligência emocional é a habilidade de perceber, avaliar e expressar emoções de forma acurada e adaptativa; a habilidade de entender a emoção e o conhecimento emocional; a habilidade de acessar ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; e a habilidade de regular emoções de maneira a auxiliar o pensamento” Salovey & Mayer (1997).

Mesmo com elevada inteligência emocional, de acordo com o modelo de Salovey e Mayer, uma pessoa é não é capaz de:

Escolha uma:

a.Controlar suas reações emocionais, eliminando qualquer estado negativo.

b.Colocar-se em um estado emocional mais favorável a execução de uma tarefa.

c.Discriminar os diferentes estados emocionais.

d.Reconhecer sentimentos próprios e dos outros.

e.Regular as emoções e sentimentos em si e nos outros.

Questão 20

Ao indicar ao outro qual é o nosso pedido concreto, tornamos nossa necessidade menos ameaçadora porque a contextualizamos na realidade no dia a dia. Não é uma necessidade imaginária, aparentemente insaciável e, por isso, ameaçadora. É um pedido concreto, bem definido em termos de tempo e de espaço, em relação ao qual podemos nos situar e tomar uma atitude.

Sobre a elaboração de pedidos no modelo de comunicação não-violenta, é correto afirmar que:

Escolha uma:

a.Para fazermos pedidos precisamos compatibilizar nossas necessidades com nossas projeções sobre capacidades e sentimentos do outro.

b.Quando a outra pessoa é empática, ela está aberta a nos fornecer conselhos ou atender nossos pedidos.

c.Um pedido é a expressão de uma necessidade e do sentimento envolvido em seu atendimento.

d.Um pedido só deveria ser feito após termos conseguido regular nossos sentimentos de frustração e raiva, conseguindo nos expressar de forma não-violenta.

e.Um pedido deve ser uma proposta de ação concreta por parte do outro, ainda que negociável.

FONTE = ANHANGUERA / UNOPAR



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

Descubra mais sobre VS | PREVIDENCIÁRIO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre VS | PREVIDENCIÁRIO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading