Projeto autoriza bancos públicos a conceder linha especial de crédito consignado de até R$ 20 mil
O Projeto de Lei (PL 4732/2020) dispõe sobre a concessão de linha especial de crédito consignado para aposentados e pensionistas do regime geral de Previdência Social (INSS) e servidores públicos ativos e inativos municipais, estaduais e federais e respectivas pensionistas, aos militares ativos e inativos e respectivas pensionistas, em virtude do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e nos 12 meses subsequentes (pós pandemia).
Empréstimo seria isento de IOF e valeria durante a pandemia e nos 12 meses subsequentes
O Projeto de Lei 4732/20 autoriza que bancos públicos concedam linha especial de crédito consignado de até R$ 20 mil para aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares durante o período de calamidade pública e nos 12 meses subsequentes no pós pandemia. Pelo texto, a carência máxima é de até 120 dias para início do pagamento e a taxa efetiva de juros não excederá a 5% ao ano.
A proposta prevê que o montante de recursos a ser disponibilizado para concessão da linha especial de crédito seja equivalente ao autorizado em dotação própria na Lei Orçamentária Anual de 2021.
O projeto também prevê que esse crédito seja liberado diretamente pelas instituições financeiras com prioridade para o atendimento digital na contratação das operações.
De acordo com o texto, os empréstimos estão isentos do pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Também fica proibida pela proposta a cobrança de quaisquer taxas, tarifas, comissões, serviços de terceiros, taxas de retornos ou demais modalidades de cobranças durante a liberação do crédito.
O projeto exclui a linha especial de crédito do percentual máximo permitido da margem especial de crédito consignado.
Pequenos negócios
O autor da proposta, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), afirma que estes recursos liberados contam com juros baixos e garantia plena. Segundo Mattos, os beneficiários poderão utilizar estes recursos inclusive para criação ou fomento de pequenos negócios, inclusive familiares, podendo fomentar a economia e ainda auxiliar familiares que tiveram seus meios de subsistência ceifados em virtude da calamidade pública.
“Estamos envoltos a um tema que tem grande interesse público envolvido e entendemos nossa responsabilidade em contribuir para amenizar os problemas socioeconômicos advindos da recente crise”, defendeu o parlamentar.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
✔️Por que negativados e endividados podem pedir o empréstimo FGTS? Confira: https://bit.ly/3kNuTqQ
✔️ As principais vantagens na aquisição da maquininha de cartão: https://bit.ly/3abtLIC
✔️ Empréstimo online rápido, seguro e com a melhor taxa. Acesse: https://acesse.vc/v2/2368760e8f3
✔️FGTS: planilhas de cálculo: https://wp.me/paLIV2-1rz
✔️Nova Correção do FGTS: https://go.hotmart.com/X13353697T
✔️ Entenda na prática como atuar e conquistar honorários! ACESSE: https://www.ibijus.com/curso/334-imersao-lgpd?a=44862
✔️Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira com advocacia bancária! ACESSE: https://www.ibijus.com/curso/175-adb-pro?a=44862
✔️Curso Direito Imobiliário – Ações Locatícias. ACESSE: https://go.hotmart.com/X22113203S
✔️Curso: Correção do FGTS: https://go.hotmart.com/D50552975Y
✔️como alcançar honorários na advocacia: http://bit.ly/2JROgy8
✔️ (ADVOGADOS) Proteção de Dados Pessoais: https://bit.ly/3hJIxtp
✔️ Conta grátis para todos: PF e PJ. CONFIRA: https://bit.ly/3hlgstx
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Categorias:PREVIDÊNCIA
PERGUNTAR