CONTABILIDADE GERENCIAL – ESAB – ATIVIDADES OBJETIVAS 5

Questão 1 : Sobre o Índice de Liquidez Geral (ILG) que você estudou na unidade 37, marque a opção correta:

A)É utilizado para medir a liquidez de curto prazo.

B)Apresenta a base financeira da empresa considerando tudo o que ela converterá em dinheiro (a curto e longo prazo).

C)Relaciona tudo o que a empresa tem para receber de seus clientes (a curto e longo prazo).

D)Indica o quanto de dinheiro a empresa tem para saldar suas dívidas.

Questão 2 : Na unidade 37 você aprendeu a calcular o Índice de Liquidez Geral (ILG). Marque a opção correta que apresenta a fórmula para o cálculo desse índice.

A)ILG: Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo / Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.

B)ILG: Passivo Circulante + Realizável a Longo Prazo / Ativo Circulante + Passivo Não Circulante.

C)ILG: Ativo Circulante / Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.

D)ILG: Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo / patrimônio líquido.

Questão 3 : A empresa Boa Sorte S.A. apresentou os seguintes Índices de Liquidez Geral nos últimos três exercícios:

Com base no aprendizado da unidade 37, marque a opção que faz a análise correta em relação aos dados apresentados:

A)Corresponde a dizer que em 2011, para cada $ 1,00 de dívida contraída (de curto e de longo prazo), a empresa tinha em Ativo Circulante e em Ativo Realizável a longo prazo a quantia de $ 0,94.

B)Corresponde a dizer que nos três exercícios a empresa tinha condições de saldar suas dívidas com tranquilidade.

C)Corresponde a dizer que em 2010, para cada $ 1,00 de dívida contraída (de curto e de longo prazo), a empresa tinha em Ativo Circulante e em Ativo Realizável a longo prazo a quantia de $ 1,10.

D)Corresponde a dizer que em 2012, para cada $ 1,00 de dívida contraída (de curto e de longo prazo), a empresa tinha em Ativo Circulante e em Ativo Realizável a longo prazo a quantia de $ 2,10.

Questão 4 : Na unidade 38, você aprendeu a calcular o Índice de Liquidez Corrente (ILC). A partir dos dados apresentados a seguir, da empresa Bom Sucesso S.A., calcule o ILC para cada exercício.

Marque a opção correta que apresenta o ILC em 2010, 2011 e 2012, respectivamente.

A)ILC 1,11 2,73 0,09

B)ILC 0,90 0,37 10,85

C)ILC 0,37 0,09 10,85

D)ILC 1,11 2,73 11,01

Questão 5 : Na unidade 39 você estudou o Índice de Liquidez Seca (ILS). Em relação a esse índice de liquidez, marque a opção correta.

A)Tem a função de analisar quanto a empresa tem de Ativos Circulantes de alta liquidez e rápida conversão em dinheiro, para cada $ 1,00 de patrimônio líquido.

B)Podemos dizer que é a análise de quanto a empresa tem efetivamente em dinheiro somado com os ativos que ela poderá rapidamente converter em dinheiro, como as aplicações financeiras de resgate automático e duplicatas a receber de fácil conversão, seja por desconto de duplicatas em bancos, seja pela possibilidade de antecipar o recebimento do cliente através da oferta de desconto financeiro.

C)Tem a função de analisar quanto a empresa tem de Ativos Não Circulantes para cada $ 1,00 de dívida de longo prazo (Passivo Circulante).

D)Para Matarazzo (2010), este índice é um teste de força aplicado à empresa e visa medir o grau de excelência da sua situação financeira. O Índice de Liquidez Seca deve ser analisado isoladamente.

Questão 6 : Na unidade 40 você aprendeu calcular o Índice de Liquidez Imediata (ILI). Considere os dados apresentados a seguir, da empresa Bom Sucesso S.A. Utilizando a fórmula apresentada por Padoveze (2010), calcule o ILI para cada exercício.

Marque a opção correta que indica os valores do ILI para 2010, 2011 e 2012, respectivamente.

A)ILI=1,11 – 2,73 – 0,09

B)ILI=0,18 – 0,45 – 2,09

C)ILI=1,29 – 3,64 – 1,56

D)ILI=1,11 – 0,09 – 2,73

Questão 7 : Você já estudou os índice de solvência e insolvência. Sobre esse tema, leia as duas afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:

I. O índice de solvência está relacionado à saúde financeira da empresa, ou seja, representa o desempenho positivo da atividade. O mesmo raciocínio aplica-se ao estado de insolvência, no entanto, este indica um desempenho negativo da instituição.

II. A insolvência de uma empresa pode surgir devido ao excesso de imobilizações ou de estoques, à concessão de prazos muito longos aos clientes para pagamento de suas dívidas ou, ainda, à utilização de fontes de financiamento inadequadas.

A)As duas afirmativas estão incorretas.

B)A segunda afirmativa é falsa e justifica a primeira.

C)As duas afirmativas estão corretas.

D)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

Questão 8 : Na unidade 43, você estudou os indicadores de rentabilidade. Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir.

I. Os indicadores de rentabilidade tendem a propiciar análises e conclusões de caráter mais generalizante e de comparabilidade com terceiros.

II. A análise da rentabilidade tem, entre outras finalidades, a função de fazer com que o dono do capital possa efetuar a comparação do retorno que está auferindo em determinada empresa com outros tipos de investimentos.

III. O dono do capital visa sempre remunerar melhor o seu dinheiro, e suas escolhas dependem das análises a respeito de determinada oportunidade de investimento.

IV. Os indicadores de rentabilidade são utilizados para medir o montante de juros que a empresa paga para

Marque a alternativa que corresponde apenas às afirmações corretas:

A)I, II e IV

B)II e III

C)I, II e III

D)I e IV

Questão 9 : Na unidade 43, você estudou o indicador margem operacional sobre vendas. Analise as sentenças a seguir.

I. Esse indicador é extraído utilizando somente a demonstração do resultado do exercício, buscando a linha do Lucro Operacional Antes dos Impostos, também conhecido como LAIR (Lucro Antes Imposto de Renda).

II. Esse indicador é extraído utilizando somente o balanço patrimonial.

III. Esse indicador é calculado utilizando a fórmula – Margem operacional sobre vendas = Lucro operacional antes imposto de renda / Vendas.

IV. Ele mostra quanto cada $ 1,00 de venda está deixando de lucro operacional antes da retenção do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido. Marque a opção que representa apenas as alternativas verdadeiras:

A)I e II

B)II, III e IV

C)I, II, e III

D)I, III e IV

Questão 10 : Na unidade 43, você estudou o indicador rentabilidade do ativo total. Leia com atenção as sentenças a seguir:

I-Esse indicador de rentabilidade utiliza informações extraídas da DRE e do BP e apresenta quanto de lucro (rentabilidade) a empresa teve para cada $ 1,00 investido no ativo.

II-Da DRE esse indicador utiliza a linha do lucro líquido após retenção dos impostos; do BP, o valor total do passivo.

III-Para calcular o índice, a fórmula utilizada é – Rentabilidade do ativo total = Lucro líquido após imposto de renda / Ativo total.

IV-Da DRE esse indicador utiliza a linha do lucro líquido após retenção dos impostos; do BP, o valor total do ativo.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas:

A)I, III e IV

B)I, II e III

C)II e IV

D)III e IV

Questão 11 : Sobre Giro do Ativo e Margem Líquida, assunto que você estudou na unidade 44, são feitas duas afirmativas:

I. Sendo o lucro o principal objetivo de uma empresa, nada mais lógico que estudar detalhadamente como a empresa o obteve.

II. Os maiores interessados em conhecer a taxa de retorno de uma empresa, além da gerência, são os investidores de longo prazo e os acionistas.

Marque a alternativa correta:

A)As duas afirmativas estão incorretas.

B)A segunda afirmativa é verdadeira e justifica a primeira.

C)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.

D)As duas afirmativas estão corretas.

Questão 12 : Na unidade 45 você estudou o Retorno sobre o Ativo Total (ROA – Return On Total Assets). Leia com atenção as sentenças a seguir sobre esse assunto:

I. O ROA é utilizado para medir a eficiência geral da administração em gerar lucros com seus ativos disponíveis. Quanto maior for o ROA, melhor.

II. O ROA também é chamado de retorno sobre o investimento (ROI – Return On Investiment) que mede a eficiência geral da administração em gerar lucros com seus ativos disponíveis.

III. ROA é um índice que evidencia quanto uma empresa obteve de Lucro Líquido em relação ao seu ativo.

IV. ROA é um índice que evidencia quanto uma empresa obteve de Lucro Líquido em relação ao seu passivo.

Marque a alternativa que corresponde apenas às sentenças verdadeiras:

A)I, II, III e IV

B)III e IV

C)I, II e III

D)II, III e IV

Questão 13 : Na unidade 45 você estudou sobre a forma como calcular o Retorno sobre o Ativo Total (ROA). Marque a opção correta que apresenta a fórmula para o cálculo da ROA.

A)ROA: ativo circulante + realizável a longo prazo / passivo circulante + passivo não circulante x 100

B)ROA: ativo circulante / passivo circulante + passivo não circulante.

C)ROA: ativo circulante + realizável a longo prazo / patrimônio líquido.

D)ROA = Lucro líquido / Ativo x 100

Questão 14 : Na unidade 46 você estudou sobre ROE (Return On Common Equity). Analise com atenção as sentenças a seguir sobre esse assunto.

I- O índice de rentabilidade do patrimônio líquido que objetiva medir o retorno do capital investido no empreendimento é denominado ROE (Return On Common Equity).

II- O índice de rentabilidade do patrimônio líquido que objetiva medir o retorno do capital investido no empreendimento é denominado ROA (Return On Total Assets).

III- Para avaliar o retorno do capital próprio investido pelos colaboradores de uma empresa, utiliza-se o indicador financeiro denominado ROE.

IV- O papel desse índice é demonstrar qual é o rendimento proporcionado aos societários e proprietários de uma empresa que investiram capital social nela.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as sentenças verdadeiras:

A)I e II

B)I, II e IV

C)I, III e IV

D)III e IV

FONTE: ESAB



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: