Curso Proteção Social – EXERCÍCIOS

MÓDULO VI

1 – No que concerne a alguns conceitos basilares para a compreensão da questão racial julgue os itens como V (Verdadeiro) ou F (Falso).

I – Grupo racial resulta da conjunção de um grupo de pessoas ocupantes de um território, falantes de uma mesma língua, empenhadas no processo de produção das suas existências.

II – Etnia envolve elementos como grupo, território e língua presentes na formação de todas as nações, que unidos produz modo de existir, isto é, cultura. Os distintos grupos étnicos são caracterizados por suas formas de ser, de existir, de sentir, de acreditar (visão de mundo) e de produzir a sobrevivência, traduz um povo, constitui a diversidade humana.

III – O conceito de “raça” não dá mais conta das complexidades contemporâneas. O que pode ser considerado é a existência social da “raça”, é biologicamente insustentável a afirmação do termo raça distante da conotação social e histórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Escolha uma opção:
a. F, F e V.
b. V, V e F.
c. V, F e V.
d. F, V e V.

2 – Com o objetivo de promover o respeito, a proteção e o cumprimento de todos os direitos humanos e as liberdades fundamentais para os afrodescendentes a ONU decretou a década dos afrodescendentes (2015-2024). Assinale a alternativa correta quanto ao tema da década.

Escolha uma opção:
a. Democracia, liberdade e justiça.
b. Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.
c. Igualdade de direito, identidade etnica e solidariedade.
d. Fortalecimento identitário, antirracismo e desenvolvimento.

3 – Assinale a alternativa correta ao que corresponde ao tipo de racismo denominado sistêmico, como mecanismo estrutural que garante a exclusão seletiva dos grupos racialmente subordinados – negros (as), indígenas, ciganos (as), para citar a realidade latino-americana e brasileira da diáspora africana – atuando como alavanca importante da exclusão diferenciada de diferentes sujeitos (as) nestes grupos. Trata-se da forma estratégica como o racismo garante a apropriação dos resultados positivos da produção de riquezas pelos segmentos raciais privilegiados na sociedade, ao mesmo tempo em que ajuda a manter a fragmentação da distribuição destes resultados no seu interior.

Escolha uma opção:
a. Racismo científico.
b. Racismo estrutural.
c. Racismo reverso.
d. Racismo institucional.

4 – Silvio Almeida tem contribuído muito no debate sobre a questão racial, dessa forma assinale a alternativa correta quanto ao racismo estrutural.

Escolha uma opção:
a. É o resultado do mau funcionamento das instituições, que passam a atuar em uma dinâmica que confere, ainda que indiretamente, desvantagens e privilégios a partir da raça.

b. É uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo “normal” com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional.

c. É uma forma de pré-julgamento com relação a outra pessoa, que é materializada pela não aceitação do modo de ser do outro e da diversidade. É uma opinião formada antecipadamente sem qualquer cautela ou conhecimento da realidade que formula estereótipos negativos.

d. Uma espécie de “patologia” social; um fenômeno ético ou psicológico de caráter individual ou coletivo, atribuído a grupos isolados; segundo a qual o indivíduo dotado de alguma doença ou irracionalidade comete racismo e deverá ser punido penal ou civilmente.

5 – Assinale a alternativa correta quanto ao que foi considerada como um dos momentos mais significativos para o desenvolvimento do regime internacional de combate ao racismo.

Escolha uma opção:
a. Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo (1995 e 2004).

b. III Conferência mundial contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata realizada em Durban em 2001.

c. Convenção nº189 sobre Trabalho Decente para as Trabalhadoras e as Trabalhadoras Domésticas (OIT).

d. Quarta Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024).

FONTE: FUNDAÇÃO DEMOCRÁTICO ROCHA



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: