Curso Proteção Social – EXERCÍCIOS

MÓDULO VII

Questão 1 – Sobre a trajetória histórica do termo Segurança Alimentar, assinale verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em sua trajetória histórica, o termo Segurança Alimentar apareceu na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em associação com o conceito de segurança nacional, relacionada com a capacidade de cada país em produzir sua própria alimentação, de forma a não tornar-se vulnerável frente a embargos, ou boicotes políticos.

( ) Após a II Guerra Mundial (1939 à 1945), a segurança alimentar foi hegemonicamente tratada como uma questão relacionada a insuficiente disponibilidade de alimentos, onde foram instituídas iniciativas de promoção de assistência alimentar, a partir de excedentes da produção de países ricos, relacionando a causa da insegurança alimentar, a produção insuficiente de alimentos nos países pobres.

( ) Na década de 80 o conceito de SAN avançou, passando a incorporar outras dimensões fundamentais, que são a oferta estável e adequada de alimentos e a garantia de acesso e qualidade.

( ) Na I Conferência Nacional de Alimentação e Nutrição realizada em 1986, SAN era entendida como sendo “a garantia, somente a parte da população mais vulnerável, condições de acesso a alimentos básicos somente em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades básicas, com base em práticas alimentares, que possibilitem a saudável reprodução do organismo humano.

Assinale o item correto: a. V, V, V, F.

Questão 2 – “Em 2006, o conceito de ___________________foi embasada legalmente na Lei Nº11.346 de 15 de setembro de 2006, ______________________, que cria o ____________________ e garante a alimentação adequada como Direito fundamental ao ser humano e definiu a SAN no artigo 30 com o mesmo conceito construído na II Conferência Nacional de 2004”.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Escolha uma opção: a. Segurança Alimentar e Nutricional – Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Questão 3 – Sobre Insegurança Alimentar e Nutricional – INSAN, de acordo com a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) existem 3 níveis de INSAN: leve, moderada e grave. Baseado nos conceitos dos 3 níveis de INSAN, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Leve (1) Quando existe alguma preocupação com o acesso aos alimentos no futuro e nos quais há comprometimento da qualidade dos alimentos mediante estratégias que visam manter uma quantidade mínima disponível;

(2) Moderada (3) quando adultos e crianças também passam pela privação de alimentos, podendo chegar à sua expressão mais grave, a fome.

(3) Grave (2) quando em um dado período convivem com a restrição quantitativa de alimento;

Assinale o item correto: opção: a. 1, 3, 2.

Questão 4 – Qual Emenda Constitucional alterou o artigo 6º da Constituição Federal/88, garantindo o Direito à Alimentação?

Escolha uma opção: c. Emenda Constitucional 64.

Questão 5 – Sobre o conceito Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) assinale o item correto:

Escolha uma opção: c. É a garantia do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

FONTE: FUNDAÇÃO DEMOCRÁTICO ROCHA



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: