Curso Proteção Social – EXERCÍCIOS

MÓDULO X

Questão 1 – Como ficou conhecida a revolta acontecida na cidade de Nova Iorque, em 1969, que foi o estopim para as lutas por direitos e cidadania da população LGBTQIA no mundo:

Escolha uma opção: d. A revolta de Stonewall.

Questão 2 – No que diz respeito a Promoção de Cidadania e Defesa dos Direitos humanos, podemos afirmar que tais ações, governamentalmente, devem ser realizadas:

Escolha uma opção: b. Devem ser estudadas por cada área para atuação mais objetiva, mas é importante haver interconexões entre áreas para que haja pleno e íntegro acesso.

Questão 3 – Sobre a sigla utilizada para representar os movimentos LGBTQIA hoje, podemos afirmar que ela representa:

Escolha uma opção: a. Um movimento político e social que busca fomentar a garantia dos direitos fundamentais de cada cidadão e cidadã, respeitando e reconhecendo a diversidade em torno das orientações sexuais, afetivas e identidades de gêneros.

Questão 4 – A respeito da relação entre a luta pelo reconhecimento da cidadania e acesso aos direitos fundamentais da população LGBTQIA e a aids, podemos afirmar que:

Escolha uma opção: c. A aids foi um elemento que catalisou as lutas dos movimentos gays, lésbicos e de travestis (especialmente), como forma de se contrapor a investida conservadora contra tais grupos, que tinham na resistência política a via para denuncia contra os ataques aos seus direitos fundamentais de existência.

Questão 5 – Sobre o marco histórico de lutas da população LGBTQIA no mundo, podemos apontar como momento de explosão de visibilidade:

Escolha uma opção: b. As décadas de 1960 e 1970, que foram marcadas por movimentos que reivindicavam a ampliação dos direitos sociais e civis de populações até então excluídas do conceito de cidadania.

FONTE: FUNDAÇÃO DEMOCRÁTICO ROCHA



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: