Direito Civil – Coisas – U4S3 – Atividade Diagnóstica

CORRIGIDO PELO AVA

Questão 1 – Natasha e Rubens foram casados por 25 anos, e tiveram dois filhos gêmeos, Pablo e Nestor, já maiores. Entretanto, Natasha se casou novamente, antes do completo inventário dos bens constituídos por esta e o antigo marido. Rubens e os filhos, preocupados com a divisão dos bens do casal, e com a possível dilapidação de seus bens, resolveram buscar um auxílio jurídico, e foram informados de que os bens de Natasha eram passíveis de hipoteca.

Considerando o caso exposto, poder-se afirmar que a hipoteca constituída sobre os bens de Natasha constituem:

Escolha uma:

a. Hipoteca sobre vias férreas

b. Hipoteca legal

c. Hipoteca judiciária

d. Hipoteca convencional

e. Hipoteca especial, somente sobre bens móveis

Questão 2 – A lei confere ao adquirente do imóvel hipotecado, durante o prazo de 30 (trinta) dias após o registro do título aquisitivo, o direito de propor aos credores hipotecários valor não inferior ao preço pelo qual adquiriu o bem, inclusive antes do vencimento de seus créditos, visando suprimir os ônus hipotecários que recaem sobre o imóvel.

Considerando o texto ora exposto, escolha a alternativa a seguir que preveja corretamente qual direito da hipoteca este caracteriza:

Escolha uma:

a. direito de perempção

b. direito da especialidade

c. direito de remissão

d. direito erga omnes

e. direito de preferência

Questão 3 – Ari celebrou uma negociação com Antônio em que concedeu a este último uma garantia hipotecária. As partes celebraram uma escritura pública de constituição de hipoteca e ajustaram que Ari seria o responsável por promover o registro. Na escritura, Ari, que sempre foi um homem muito honesto, exigiu que constasse que havia gravado o mesmo imóvel com outra hipoteca a favor de Amilcar, para que Antônio tivesse ciência do referido ônus.
Diante disto, ao levar a escritura celebrada com Antônio ao cartório para requerer seu registro, Ari foi informado que a hipoteca a favor de Amilcar não estava registrada. Assim sendo, pode-se afirmar que:

A garantia hipotecária a favor de Antônio não poderá ser constituída enquanto não for quitada e extinta a garantia a favor de Amilcar.

É possível o registro imediato da escritura celebrada entre Antônio e Ari.

O registrador deverá aguardar 30 dias para apresentação da escritura celebrada com Amilcar para registro.

Escolha a alternativa a seguir que classifica de forma correta as afirmações em verdadeiras ou falsas:

Escolha uma:

a. V – V – V

b. F – F – V

c. F – F – F

d. V – F – F

e. V – V – F

FONTE = UNOPAR



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: