Questão 1
A partir do momento em que alguém vem a falecer, seus bens são transmitidos, sendo considerado o início da sucessão aberta, sobre o que os herdeiros passam a ter direitos, dos quais eles podem aceitar, renunciar ou ceder.
Sobre tais possibilidades de transmissão dos direitos hereditários, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Os direitos, conferidos ao herdeiro em consequência da substituição ou de direito de acrescer, presumem-se não abrangidos pela cessão feita anteriormente.
b. O co-herdeiro pode ceder sua cota hereditária a pessoa estranha à sucessão, ainda que outro co-herdeiro queira exercer seu direito de preferência.
c. Mesmo após a partilha, o direito dos herdeiros, quanto à propriedade e posse da herança, transmitida a título universal, será indivisível.
d. Sendo co-herdeiros João e Maria, se Maria decidir ceder seus direitos hereditários a um terceiro pelo valor de R$30.000,00 à vista, sem dar ciência à João, este somente pode pleitear seu direito de preferência, se depositar, em juízo, valor superior ao do negócio firmado.
e. A transmissão da herança se dá a contar da aceitação do herdeiro.
Questão 2
O princípio de saisine adotado pelo Direito Brasileiro determina que a herança é transmitida aos herdeiros no exato momento da abertura da sucessão.
Considerando a possibilidade de renúncia da herança, indique a alternativa que relaciona, de forma correta, este instituto com o princípio de saisine:
Escolha uma:
a. A renúncia opera-se com efeitos ex nunc, considerando que a transferência da herança aquele que a renunciou ocorreu e, diante do princípio de saisine, a renúncia só terá efeito 30 dias após sua materialização, mediante instrumento público ou termo judicial.
b. A renúncia opera-se com efeitos ex tunc, considerando que a transferência da herança aquele que a renunciou nunca ocorreu, nem mesmo no momento da abertura da sucessão.
c. A renúncia opera-se com efeitos ex tunc, considerando que a transferência da herança aquele que a renunciou nunca ocorreu, tendo em vista que o princípio de saisine está em desuso pelo direito brasileiro.
d. A renúncia opera-se com efeitos ex nunc, considerando que a transferência da herança aquele que a renunciou ocorreu, mas diante do princípio de saisine adotado pelo direito brasileiro, a renúncia só terá efeito após o recolhimento do Imposto de Transferência Causa Mortis.
e. A renúncia opera-se com efeitos ex nunc, considerando que a transferência da herança aquele que a renunciou ocorreu, e em observância ao princípio de saisine, os efeitos da renúncia serão aplicados somente a partir da data em que a renúncia for materializada, seja por instrumento público ou termo judicial.
Questão 3
A lei estabelece a forma correta para a materialização de alguns institutos, definindo as providências necessárias para aceitação e renúncia da herança e cessão de direitos hereditários.
Indique a alternativa que indica a forma prevista em lei para aceitação e renúncia da herança e cessão de direitos hereditários:
Escolha uma:
a. A aceitação, a renúncia e a cessão devem ocorrer de forma expressa, mediante instrumento público.
b. A aceitação pode ocorrer de forma expressa ou tácita, ao passo que a renúncia e a cessão só podem ocorrer de forma expressa e mediante instrumento público.
c. Admite-se a aceitação tácita, mas a renúncia e a cessão devem ser expressas, sendo a primeira por escritura pública ou termo judicial e a segunda, necessariamente, por escritura pública.
d. A aceitação, a renúncia e a cessão devem ocorrer de forma expressa, mediante termo judicial.
e. A aceitação, a renúncia e a cessão podem ocorrer de forma tácita ou presumida.
FONTE – UNOPAR
Categorias:MATERIAL DE ESTUDO
PERGUNTAR