Questão 1 – O aviso prévio, conforme a situação, apresenta finalidades diversas. A Constituição Federal em seu artigo 7º, inciso XXI, estabelece como direito dos trabalhadores urbanos e rurais, aviso-prévio proporcional ao tempo de serviço.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O aviso prévio quando concedido pelo empregador, serve para que o empregado possa procurar novo trabalho.
II. Quando o aviso prévio for concedido pelo empregado, é para que o empregador tenha tempo de computar as verbas rescisórias.
III. O aviso prévio tem cabimento nos casos de contrato por prazo determinado e na dispensa com justa causa.
IV. Caso o aviso prévio não seja concedido pelo empregador, o empregado será indenizado e computado o período para fins de tempo de serviço e verbas rescisórias.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.I, III e IV, apenas.
b.I, II e III, apenas.
c.II, III e IV apenas.
d.I e IV, apenas.
e.I e III apenas.
Questão 2 – O artigo 7º, inciso X, da Constituição Federal diz que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa.
Com relação ao salário, remuneração e gorjeta, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
________ é a contraprestação que o empregado recebe em razão da existência de um contrato de trabalho. ____________ é, assim, uma quantia paga diretamente pelo empregador em função de contrato de trabalho. É composto pela importância fixa, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. ____________, a seu turno, considera-se não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.A gorjeta / A remuneração / O salário.
b.A gorjeta / O salário / A remuneração.
c.A remuneração / O salário / A gorjeta.
d.O salário / A gorjeta / A remuneração.
e.A remuneração / A gorjeta / O salário.
Questão 3 – A extinção do contrato por prazo determinado pode ocorrer no tempo acordado ou de forma antecipada, desde que respeite o que está disciplinado na Consolidação das Leis do Trabalho.
Com base na Extinção do Contrato por Prazo Determinado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É possível que o empregador rescinda antecipadamente e sem justa causa, situação na qual estará obrigado a indenizar o empregado em valor correspondente à metade a que este teria direito até o término do contrato, de acordo com o art. 479 da CLT. Portanto, este pagamento terá natureza indenizatória.
PORQUE
II. O empregado não está autorizado a encerrar o contrato por prazo determinado antes do prazo nele previsto, sem que haja justa causa para tanto, pois, se isso acontecer, na forma do art. 480 da CLT, estará obrigado a indenizar o empregador nos prejuízos resultantes deste ato, com o limite máximo equivalente ao da metade da remuneração que o empregado faria jus na situação inversa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b.A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
c.As asserções I e II são proposições falsas.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
e.A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Questão 4 – O aviso-prévio consiste em uma comunicação que uma parte faz à outra, de que pretende extinguir o pacto laboral. Noutras palavras, é a comunicação de uma parte a outra da intenção de estabelecer um termo final ao contrato de trabalho.
Assinale a alternativa que apresente corretamente as características do aviso-prévio.
Escolha uma:
a.O aviso prévio não exige forma específica, porém, recomenda-se que seja por via escrita para fins de demonstração cabal.
b.Possui natureza jurídica de direito e de dever e tem cabimento no âmbito dos contratos de trabalho por prazo indeterminado e determinado.
c.Sem justo motivo, a parte que desejar encerrar o contrato, deve avisar a outra com antecedência mínima de 10 dias, sem importar qualquer requisito.
d.A Constituição da República menciona que é direito dos empregados urbanos e rurais o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no máximo de trinta dias, nos termos da lei.
e.O aviso prévio é a comunicação do empregado ao empregador acerca do término do contrato de trabalho.
FONTE – UNOPAR
Categorias:MATERIAL DE ESTUDO
PERGUNTAR