Direito do Trabalho – U4 – Avaliação Virtual

CORRIGIDO PELO AVA

Questão 1 – Os intervalos são vistos como certos períodos que visam a um descanso do empregado, o que contribui para a preservação da saúde física e mental, evitando o aparecimento de doenças ocupacionais e a ocorrência de acidentes de trabalho. Os intervalos, por exemplo, constituem um lapso que separa duas jornadas (interjornada) ou então duas partes de uma mesma jornada (intrajornada).

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o período de descanso entre duas jornadas.

Escolha uma:

a.Deverá ser de no mínimo, 10 (dez) horas consecutivas.

b.Deverá ser de no mínimo, 11 (onze) horas consecutivas.

c.Deverá ser de no mínimo, 8 (oito) horas consecutivas.

d.Deverá ser de no mínimo, 6 (seis) horas consecutivas.

e.Deverá ser de no mínimo, 12 (doze) horas consecutivas.

Questão 2 – A jornada de trabalho diz respeito, substancialmente, à duração do trabalho, isto é, a um lapso de tempo, contratualmente previsto, de acordo com as limitações constitucionais e legais, no qual o empregado se encontra à disposição do empregador para a execução das tarefas que lhe foram assinaladas pelas necessidades do negócio e da avença. Todo trabalho que exceda esse patamar será considerado como hora-extra.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o acréscimo mínimo sobre o salário-hora normal.

Escolha uma:

a.Acréscimo de 20%.

b.Acréscimo de 30%.

c.Acréscimo de 60%.

d.Acréscimo de 50%.

e.Acréscimo de 40%.

Questão 3 – No que se refere ao controle da jornada, o artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho indica que: “A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite”.

Tomando como referência o controle de jornada, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(   ) As variações de horário no registro de ponto, quando não excedentes a cinco minutos, no máximo de dez diários, não serão descontadas, nem computadas como jornada extraordinária.

(   ) O horário de trabalho será anotado em registro de empregados, sendo que tal registro é obrigatório em estabelecimentos com mais de cinquenta trabalhadores.

(   ) Na hipótese de o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará de registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder.

(   ) É permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.V – F – V – F.

b.V – V – V – F.

c.F – F – V – V.

d.V – V – F – F.

e.V – F – V – V.

Questão 4 – Algumas categorias não se submetem ao regime da hora-extra. Por exemplo, os gerentes, ocupantes de cargos de gestão, inclusive diretores e chefes de departamento ou filial. Nestes casos, é preciso que essas funções recebam gratificação funcional em relação à remuneração normal.

O porcentual será de no mínimo

Escolha uma:

a.40% de acréscimo em relação à remuneração normal.

b.30% de acréscimo em relação à remuneração normal.

c.60% de acréscimo em relação à remuneração normal.

d.20% de acréscimo em relação à remuneração normal.

e.50% de acréscimo em relação à remuneração normal

FONTE = UNOPAR



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: