Justiça mantem adicional de 25% no benefício previdenciário que necessitava da assistência permanente de outra pessoa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu em todo Brasil as ações que visam o acréscimo de 25%, à todas as modalidades de aposentadorias do INSS.
A suspensão foi conferira pelos ministros da Primeira Turma do STF, ao aceitaram o recurso (agravo regimental) interposto pelo INSS, que reivindicou suspensão do pagamento (acréscimo de 25%), à todas as modalidades de aposentadorias.
Segundo informações constantes do site do STF, o INSS interpôs, simultaneamente no STJ e STF, recurso especial (Resp) e recurso extraordinário. Ambos foram admitidos pela Presidência do TRF-4. Sobre este caso acompanhe o andamento aqui!
O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento). Vide art. 45 da lei nº 8.213/1991.
Com base no que determina o artigo acima, a 1ª Câmara Previdenciária de Minas Gerais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou o pedido (apelação) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não concordou com uma decisão que havia concedido o benefício (acréscimo de 25%) a uma segurada.
Em trecho do voto do relator, o juiz federal convocado Murilo Fernandez de Almeida, ao tratar do tema adicional de 25% no benefício previdenciário, assim escreveu
“a perícia médica realizada nos presentes autos concluiu que a parte autora apresentava neoplasia de mama com metástase nos ossos, além de artrose nos joelhos com uso de prótese”. O perito atestou que, além de estar total e permanentemente incapacitada para o trabalho, a segurada necessita da assistência de outra pessoa para realizar as atividades da vida diária, pois não tem equilíbrio”. grifei
O magistrado fez questão de ressaltar que não se trata,
“de simples caso de idade avançada, como quer o INSS, mas de uma necessidade especial devidamente comprovada no caso concreto”.
Os demais julgadores acompanharam o voto do relator, e mantiveram a sentença que obrigou o INSS, a conceder o acréscimo de 25% à aposentadoria da segurada.
Argumentos utilizado pelo INSS
A autarquia pediu a reforma da sentença, utilizando como fundamento o fato de a parte autora não haver efetuou o prévio requerimento administrativo.
Bem como, em relação ao mérito, a autarquia previdenciária pretendia cessado o pagamento do acréscimo de 25% previsto no art. 45 da Lei nº 8.213/91.
Sobre os argumentos do Instituto, o relatou assim se posicionou:
“Nos termos do RE 631.240, julgado pelo STF, na hipótese de ter o INSS impugnado o mérito da ação, como é o caso dos autos, faz-se dispensável a exigência de prévio requerimento administrativo (AC 56336-53.2013.4.01.9199/MG – Relator Desembargador Federal Cândido Moraes – 2ª Turma – e-DJF1 de 1º/10/2014).”
Adicional de 25% para todo aposentado com ajuda permanente
Em 2018, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu no julgamento do (REsp 1720805), estender a todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o benefício adicional de 25%, previsto no artigo 45, da Lei 8.213/1991, que antes era pago somente aos segurados que recebiam o benefício da aposentadorias por invalidez, e que necessitavam de cuidados permanentes de outra pessoa.
No julgamento do STJ (recurso repetitivo), firmou-se há época a seguinte tese (Tema 982):
“Comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiro, é devido o acréscimo de 25%, previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, a todas as modalidades de aposentadoria.”
Para ler o inteiro teor da Ementa e Relatório/Voto do Julgamento prefaciado neste artigo, acesse AQUI!
VEJA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO!
VEJA TAMBÉM:
- Mudanças importantes sobre a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, entenda
- Saque de R$ 1.100 do abono anual foi antecipado: veja o calendário
- REAJUSTE do INSS: beneficiários começam a receber já com reajuste
- Confira o novo valor da aposentadoria para 2021
- ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS
***
TEMAS RELACIONADOS:
Acréscimo de 25% no valor da Aposentadoria, veja quem …www.jornalcontabil.com.br › Chamadas › INSS
Como solicitar acréscimo de 25% na aposentadoria?
Quando haverá o acréscimo de 25% no valor da aposentadoria por incapacidade permanente?
Quando o aposentado vai receber o aumento?
Quem recebe loas tem direito ao acréscimo de 25?
O Que é o Adicional de 25% na Aposentadoria por Invalidez?ingracio.adv.br › Aposentadoria
Acréscimo/adicional de 25% em todas modalidades de …previdenciarista.com › Início › Blog
Pesquisas relacionadas a ACRÉSCIMO DE 25% NA APOSENTADORIA
acréscimo de 25 aposentadoria por idade
requerimento de acréscimo de 25% em aposentadoria por invalidez
acréscimo de 25% na aposentadoria stf
petição acréscimo de 25 aposentadoria por invalidez
quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria
adicional de 25 aposentadoria por idade
requerimento inss adicional de 25
pensionista tem direito ao acréscimo de 25
Categorias:PREVIDÊNCIA
PERGUNTAR