ESAB – EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS- ATVIDADE 1- EXERCÍCIOS

Atividade 1

Questão 1 : Os dados mais atuais sobre empreendedorismos no Brasil são provenientes da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor sobre empreendedorismo, por meio de Relatório Executivo, que em 2014 entrevistou 10.000 indivíduos adultos (de 18 a 64 anos), nas cinco regiões brasileiras. Os dados obtidos apresentam informações sobre a parcela da população envolvida com empreendedorismo. Na metodologia da pesquisa GEM, os empreendedores foram classificados como iniciais (nascentes e novos) e estabelecidos. Diz respeito aos empreendedores nascentes: I – são aqueles que estão na fase de pré-lançamento e que estão tomando as medidas para lançar uma empresa, mas que ainda não receberam pró-labore nem pagaram salários a ninguém de sua organização, ou qualquer outra forma de remuneração aos proprietários por mais de três meses. II – Embora haja distinção entre empreendedores nascentes e novos, ambos são considerados empreendedores iniciais ou em estágio inicial. III – administram e são proprietários de um negócio tido como consolidado, que pagou salários, gerou pró-labores ou qualquer outra forma de remuneração aos proprietários por mais de 42 meses (3,5 anos). Assinale a alternativa correta:

A)I, II e III estão corretas.

B)Estão corretas I e II, apenas.

C)Apenas a I está correta.

D)Estão corretas a II e III, apenas.

Questão 2 : Analise as afirmativas a respeito da atividade empreendedora no Brasil. I. A elevada burocracia para iniciar um novo negócio e a alta carga tributária são aspectos inibidores da atividade empreendedora no Brasil. II. a maioria dos empreendimentos ainda se mantém concentrado em características pouco compatíveis com ambientes de maior competitividade. III. O perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos serviços prestados aos consumidores. Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):

A)II, apenas.

B)I e II, apenas.

C)I e III, apenas.

D)I, II e III.

Questão 3 : Com relação às vantagens do empreendedorismo como opção de carreira é incorreto afirmar:

A)Autonomia para tomar decisões.

B)Controle financeiro sobre o negócio e, consequentemente, sobre seus rendimentos;

C)Desafio de iniciar um novo negócio;

D)Pequena margem de erro.

Questão 4 : A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer por vários fatores como, pessoais, sociológicos, ambientais e organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta exemplo inerente aos fatores ambientais.

A)disposição para assumir riscos, realização pessoal e criatividade;

B)oportunidades, competição mercadológica e investidores;

C)Networking, influência dos familiares e exemplos de pessoas de sucesso.

D)Equipes, estrutura organizacional, cultura organizacional.

Questão 5 : Com relação às etapas para o sucesso do empreendimento é incorreto afirmar:

A)Procurar e conhecer oportunidade de negócios corresponde a primeira etapa.

B)criar o conceito, os atributos, reconhecer e administrar os riscos, avaliar o potencial de lucro e crescimento e definir a estratégia competitiva do negócio, correspondem a segunda etapa.

C)A terceira etapa é a mais complicada. É nessa etapa que o candidato a empreendedor deve colocar em prática todo o conhecimento adquirido nas etapas anteriores num plano de negócio.

D)A primeira etapa é a mais crítica e muitas vezes a mais penosa para o candidato a empreendedor.

Questão 6 : A conjuntura de mercado é um dos fatores que podem influenciar em um empreendimento, neste contexto é incorreto afirmar:

A)A competição de mercado pode refletir na definição do modelo de negócio e padrões de qualidade.

B)Algumas atividades produtivas, sejam elas comerciais ou prestadoras de serviços estão sujeitas à regulamentação.

C)A existência de sindicatos não influencia nos custos da força de trabalho.

D)A demanda por bens e serviços pode ser afetada por variações na renda ou preferências do consumidor.

Questão 7 : A conjuntura de mercado é um dos fatores que podem influenciar em um empreendimento, neste contexto é incorreto afirmar:

A)A competição de mercado pode refletir na definição do modelo de negócio e padrões de qualidade.

B)Algumas atividades produtivas, sejam elas comerciais ou prestadoras de serviços estão sujeitas à regulamentação.

C)A existência de sindicatos não influencia nos custos da força de trabalho.

D)A demanda por bens e serviços pode ser afetada por variações na renda ou preferências do consumidor.

Questão 8 : Um dos principais fatores que influenciam o desempenho das empresas é a conjuntura econômica. Com relação a esta afirmação é correto afirmar :
I) As variáveis índice de emprego e crescimento econômico são diretamente proporcionais, visto que quanto maior o índice de desemprego maior o crescimento econômico.
II) Algumas empresas são mais sensíveis do que outras às condições econômicas, em decorrência do impacto sobre a demanda de seus produtos e serviços. Neste sentido, podemos afirmar que a deflação configura um importante fator, pois significa que o poder aquisitivo da moeda reduz.
III) A taxa de juros representa o custo do empréstimo de recurso financeiro sendo determinante na viabilização de um empreendimento.

A)I e II estão corretas

B)II e III estão corretas

C)Apenas I está correta

D)Apenas III está correta

Questão 9 : Observe as assertivas abaixo, em relação ao Empreendedorismo:
I) Uma das características do empreendedor é a capacidade de correr riscos, que significa ter coragem para enfrentar a possibilidade de insucesso ou perda, visto que as recompensas são garantidas e as dificuldades não são visíveis.
II) O empreendedor tem carga de trabalho e responsabilidades iguais dos empregados assalariados.
III) As fontes de ideias são estabelecidas pela criatividade do empreendedor e pelo ambiente geral da sociedade que constitui o mercado.
Assinale a alternativa correta:

A)Apenas I e II estão corretas.

B)I, II e III estão corretas.

C)Apenas I e III estão corretas.

D)Apenas II e III estão corretas.

Questão 10 : Sobre empreendedorismo analise as alternativas abaixo:
I) O empreendedor não é capaz de alterar os recursos econômicos de uma área de baixa produtividade, transformando-a em uma área de produtividade e lucratividade elevadas.
II) O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, buscando auferir lucro. III) O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população.
É correto o que se afirma em:

A)I, II e III.

B)Somente III.

C)I e II.

D)II e III.



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: