ESAB – EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS- ATVIDADE 2- EXERCÍCIOS

Atividade 2

Questão 1 : Um dos principais fatores que influenciam o desempenho das empresas é a conjuntura econômica. Com relação a esta afirmação é correto afirmar :

I) As variáveis índice de emprego e crescimento econômico são diretamente proporcionais, visto que quanto maior o índice de desemprego maior o crescimento econômico.

II) Algumas empresas são mais sensíveis do que outras às condições econômicas, em decorrência do impacto sobre a demanda de seus produtos e serviços. Neste sentido, podemos afirmar que a deflação configura um importante fator, pois significa que o poder aquisitivo da moeda reduz.

III) A taxa de juros representa o custo do empréstimo de recurso financeiro sendo determinante na viabilização de um empreendimento.

D Apenas III está correta

Questão 2 : Observe as assertivas abaixo, em relação ao Empreendedorismo:

I) Uma das características do empreendedor é a capacidade de correr riscos, que significa ter coragem para enfrentar a possibilidade de insucesso ou perda, visto que as recompensas são garantidas e as dificuldades não são visíveis.

II) O empreendedor tem carga de trabalho e responsabilidades iguais dos empregados assalariados.

III) As fontes de ideias são estabelecidas pela criatividade do empreendedor e pelo ambiente geral da sociedade que constitui o mercado.

Assinale a alternativa correta:

C) Apenas I e III estão corretas.

Questão 3 : Sobre empreendedorismo analise as alternativas abaixo:

I) O empreendedor não é capaz de alterar os recursos econômicos de uma área de baixa produtividade, transformando-a em uma área de produtividade e lucratividade elevadas.

II) O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, buscando auferir lucro. III) O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população.

D) II e III.

Questão 4 : O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo os riscos calculados. Sobre o empreendedor e suas habilidades, analise as sentenças a seguir e, em seguida, marque V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa correta. (EMPREENDEDORISMO NOTA 100)

( ) As habilidades gerenciais envolvem saber escrever, saber ouvir as pessoas e captar informações, ser um bom orador, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe e possuir Know-how técnico na sua área de atuação.

( ) Ter grande necessidade de realizar e disposição de assumir os riscos e fazer sacrifícios pessoais necessários para o sucesso, são algumas das habilidades comportamentais requeridas a um empreendedor de sucesso.

( ) As habilidades gerenciais desejáveis ao empreendedor abrangem as áreas envolvidas na criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa: marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, controle das ações da empresa e ser um bom negociador.

D) F – V – V .

Questão 5 : O empreendedor corporativo prefere:

B) trabalhar em equipe, já que precisa de outras pessoas para implementar seus projetos;

Questão 6 : É correto afirmar sobre o empreendedor normal (planejado):

A) É aquela pessoa que faz o que se espera dela em determinada situação, busca minimizar os riscos, que se preocupa com os próximos passos do negócio, que tem uma visão de futuro clara e que trabalha em função de metas.

Questão 7 : Os empreendedores sociais são considerados um fenômeno mundial e têm um papel social importante para suprir as lacunas deixadas pelo poder público, principalmente nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Neste contexto, é correto afirmar:

C) Têm como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas, normalmente envolvem-se em causas humanitárias com grande compromisso e têm o desejo de criar oportunidades para os menos favorecidos ou que necessitam de ter acesso a elas.

Questão 8 : Sabemos que há diferentes tipos de empreendedor. No estudo de caso “Bombons Finos da Amazônia: O empreendedor por necessidade que deu a volta por cima no Amazonas”. Mesmo após fracassarem em seu primeiro empreendimento, o Sr. Jorge Alberto da Silva e sua esposa tentaram outro empreendimento. Qual característica do perfil empreendedor explica a decisão de continuar em busca de um negócio próprio?

A) Ser perseverante e otimista;

Questão 9 : As oportunidades de negócios podem ser encontradas por toda a parte e sob as mais variadas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Qual foi a oportunidade identificada pela D. Lúcia para a idealização do empreendimento Bombons Finos da Amazônia?

A) Utilizar a experiência do marido e formação na área de alimentos, para produzir bombons regionais, e assim criar uma empresa com diferencial e crescer frente à grande concorrência.

Questão 10 : Quais foram os momentos críticos enfrentados pela “Bombons Finos da Amazônia “?

D)vendido a prazo, não havia liquidez. Para isso, conseguiram financiamento bancário, e implantaram a venda por cartão de crédito, que hoje corresponde a até 80% das vendas.

D As alternativas “a” e “b” estão corretas.



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: