Globalização – Questionário – UNIDADE I

PERGUNTA 1- O que é, afinal de contas, globalização? Como em qualquer assunto em que entre a questão econômica, essa pergunta vai encontrar 11 respostas diferentes, se forem consultados 10 economistas. (Folha de S. Paulo, 2.11.1997, Especial, p.2, cl). Sobre a polissemia da palavra “Globalização”, analise as asserções a seguir:

R:E) II e III, apenas.

PERGUNTA 2 – Leia a notícia a seguir:
“Faz quase sete anos que o casal Alan Huie, 62 anos, e Evaldo Ferreira, 58, resolveu empreender com açaí nos Estados Unidos. A primeira loja da RíoZonas foi aberta em Los Angeles, 2015, e eles acabam de inaugurar a terceira unidade em West Hollywood (WeHo),condado de Los Angeles, na Califórnia. No ano passado, com duas lojas, o faturamento foi de mais de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) e os planos para este ano envolvem o estudo de franqueabilidade da marca pelo país norte-americano”. Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-deideias/Alimentacao/noticia/2022/06/brasileiroempreende-com-o-marido-em-negocio-de-acai-nos-eua-e-fatura-us-2-milhoes.html. Sobre a Lei da oferta e procura, julgue os itens a seguir e a relação proposta entre elas:

b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Pergunta 3: Leia o texto a seguir:
Economista falando, ao menos hoje em dia, é sinônimo de jargão e chatice
capaz de curar insônia em cinco minutos. No século 18, porém, a coisa era bem
diferente, e um dos fundadores da ciência econômica escrevia de um jeito de
dar inveja em Shakespeare.
“Os ricos consomem pouco mais do que os pobres e, apesar de seu egoísmo e
de sua rapacidade naturais, embora desejem apenas sua própria conveniência,
embora o único fim ao qual destinem as labutas todos os milhares que empregam seja a gratificação de seus próprios desejos vãos e insaciáveis, eles dividem com os pobres o fruto de todos os seus melhoramentos. São levados por uma mão invisível a fazer quase a mesma distribuição do que é necessário à vida que teria sido feita se a terra tivesse sido dividida em porções iguais entre todos os seus habitantes, e assim, sem o pretender, sem o saber, promovem o interesse da sociedade”. Fonte: https://super.abril.com.br/sociedade/entendade-uma-vez-o-que-e-a-mao-invisivel-do-mercado/ (adaptado). O(s) autor(es) da teoria da mão invisível foi(foram):

R: Adam Smith

PERGUNTA 4 – A globalização também ocorre no aspecto linguístico, de forma que palavras estrangeiras são frequentemente incluídas em nosso vocabulário. Hoje, dizemos corriqueiramente que vamos a um restaurante self-service; que estamos online; que precisamos fazer um download e que postamos uma selfie.
Sobre a evolução histórica da globalização, julgue os itens a seguir:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

PERGUNTA 5 – “O fenômeno da globalização tem uma relação direta e dinâmica com a lógica da regionalização, ao transformar o contexto e as condições da interação e da organização social, levando a um novo ordenamento das relações entre território e espaço socioeconômico e político. Esse contexto contemporâneo significa um desafio para a lógica do Estado, no sentido de estabelecer mecanismos de controle para o fenômeno da globalização e seus efeitos sobre as sociedades e economias”. Fonte: MARIANO, KARINA PASQUARIELLO. Globalização, integração e o Estado. Na internet: http://www.scielo.br (com adaptações). Sobre a globalização, julgue os itens a seguir e a relação proposta entre elas:

R: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

PERGUNTA 6 – • Giddens é um sociólogo britânico, renomado por sua Teoria da Estruturação. Esse autor, considerado por muitos como o mais importante filósofo social inglês contemporâneo – figura de proa do novo trabalhismo britânico e teórico pioneiro da Terceira Via, tem mais de vinte livros publicados ao longo de duas décadas. Autores como Giddens (1999) defendem que a globalização não é um fenômeno com sentido definido – e inexorável. Assinale a alternativa que está ligada à visão da globalização apresentada por Giddens.

R: Transformacionista

PERGUNTA 7 – Sobre a globalização, julgue os itens a seguir:
I. Na concepção de globalização multidimensional, o processo globalizante se desenvolve em várias dimensões.
II. Considerando que o fenômeno da globalização se desenvolve em várias dimensões, é correto afirmar que a relevância dessas dimensões varia de acordo com o momento histórico pelo qual se passa.
III. Em diversos momentos do processo de globalização não se pode considerar o Estado como um grande ator desse fenômeno.

R: D) I e II, apenas.

PERGUNTA 8 – De acordo com a teoria da globalização multidimensional, a globalização não deve ser pensada como uma condição singular, mas como um processo ou conjunto de processos interconectados que se desenvolvem em várias dimensões (basicamente: econômica, política, militar, ecológica, social e cultural). Não surpreende, então, que em diversos momentos do processo essas dimensões adquiram relevância diferenciada. Sobre as dimensões da globalização, associe a coluna 1 com seu respectivo conceito na coluna 2.

Coluna 1
1 – Dimensão sociocultural
2 – Dimensão política
3 – Dimensão ambiental

R: D) 1,3,2

PERGUNTA 9 – Sobre dimensão econômica da globalização: diz respeito à intensificação e alargamento das inter-relações econômicas em todo o mundo. Fluxos gigantescos de capital e de tecnologia estimularam o comércio de bens e serviços. Sob o aspecto econômico, os países podem ser • classificados de diversas formas, dentre elas: os países desenvolvidos; as superpotências e os países continentais. Sobre as classificações dos países sob o aspecto econômico, associe a coluna 1 com seu respectivo conceito na coluna 2:

R: A) 1,2,3

PERGUNTA 10 – Sobre a globalização, julgue os itens a seguir:
I. Com a aceleração da globalização nas sociedades de renda média ocorreu uma diminuição da marginalização social.
II. Nos últimos anos do século XX, tanto os países desenvolvidos quanto os países emergentes vivenciaram a aceleração das quatro subdimensões da globalização econômica.
III. A dimensão produtiva da globalização econômica refere-se à ransnacionalização
crescente das cadeias produtivas intracorporativas e intercorporativas.
É verdadeiro o que se afirma em:

R: E: II e III, apenas

FONTE – UNIP – 2022



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: