Globalização – Questionário – UNIDADE II

Pergunta 1 – Uma das armadilhas da globalização neoliberal consiste em acentuar
simbolicamente a distinção entre o local e o global e ao mesmo tempo
destruí-la ao nível dos mecanismos reais da economia.
São características da classificação dos atores da globalização sob o viés
contra-hegemônico.
I. É de baixo para cima, ou seja, nasce das lutas de movimentos sociais.

R – A I, apenas

PERGUNTA 2 – Assinale a alternativa que contém apenas atores da globalização.

R – d. Os estados nacionais e empresas.

PERGUNTA 3 – Nas sociedades de renda média (como Brasil e várias outras da América Latina), a aceleração da globalização tendeu a manter ou aumentar a marginalidade/exclusão de vastos setores da população. A maior parte dos países de renda baixa se mantiveram excluídos da globalização econômica, tendo havido neles um extraordinário crescimento do sofrimento humano.
Tendo em vista a necessidade de organização social e os atores da globalização, assinale a alternativa que contempla o ator que seria responsável pela elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento dos países de renda baixa.

R: Os estados nacionais.

Pergunta 4. Segundo Jerry Mander, a globalização econômica tem uma lógica férrea que é duplamente destrutiva. Não só não pode melhorar o nível de vida da esmagadora maioria da população mundial (pelo contrário, contribui para sua piora), como não é sequer sustentável, a médio prazo. Ainda hoje a maioria da população mundial mantém economias relativamente tradicionais, muitos não são “pobres”, e uma alta porcentagem dos que não foram empobrecidos pelas políticas da economia neoliberal. Em face disto, a resistência mais eficaz contra a globalização reside na promoção das economias locais e comunitárias, economias de pequena escala, diversificadas, autossustentáveis, ligadas a forças exteriores, mas não dependentes delas.
Segundo esta concepção, numa economia e numa cultura cada vez mais desterritorializadas, a resposta contra os seus malefícios não pode deixar de ser a reterritorialização, a redescoberta do sentido do lugar e da comunidade. Essa visão pertence ao grupo de:

R: C) Contra-hegemônicos

PERGUNTA 5 – • A soberania no âmbito do direito internacional é o exercício da autoridade que reside num povo que se exerce por intermédio dos seus órgãos constitucionais representativos o direito do estado de intervir de forma pacífica na solução do conflito.
Sobre a validade jurídica da lei local em face da lei internacional, julgue os itens a seguir e a relação proposta entre eles:
I. A soberania da lei internacional está vinculada à aceitação, mediante tratados
internacionais.

R: C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

PERGUNTA 6- Entre as principais características da personalidade jurídica dos sujeitos de direito da globalização, estão:

R – a. Capacidade para a celebração de tratados; capacidade para gozar de privilégios e imunidades; e capacidade para atuar diretamente nas demandas internacionais

PERGUNTA 7 – • Escolha alternativa que melhor define o conceito de poder em sede de relações afetas à globalização:

R: D – A ideia de poder mundial é hoje associada à noção de capacidade de controlar as regras do jogo em um ou em vários domínios-chaves da competição internacional.

Pergunta 8: Leia o texto a seguir:
A globalização neoliberal corresponde a um novo regime de acumulação do capital, um regime mais intensamente globalizado que os anteriores, que visa, por um lado, dessocializar o capital, libertando-o dos vínculos sociais e políticos que no passado garantiram alguma distribuição social e, por outro lado, submeter a sociedade no seu todo à lei do valor, no pressuposto de que toda atividade social é mais bem organizada quando organizada sob a forma de mercado. A consequência principal desta dupla transformação é a distribuição extremamente desigual dos
custos e das oportunidades produzidos pela globalização neoliberal no interior do sistema mundial, residindo aí a razão do aumento exponencial das desigualdades sociais entre países ricos e países pobres e entre ricos e pobres no interior do mesmo país..

R: e. II e III, apenas.

Pergunta 9 – Sobre o crescimento dos países afetados pela globalização, julgue os itens a seguir:
I. A globalização propicia a curto prazo um crescimento desigual, no entanto, com o
decorrer do tempo, tal cenário tende a se estabilizar.
II. Embora a globalização propicie, num curto prazo, crescimento igualitário, com o
decorrer o tempo tende-se a ocorrer uma desigualdade.
III. A globalização pode propiciar, tanto a curto quanto a longo prazo, crescimento
desigual entre as nações.
É verdadeiro o que se afirma em

R: c. Apenas a III.

PERGUNTA 10 – Sobre a globalização, assinale a alternativa correta:

R: E) O fim da bipolaridade da Guerra Fria permitiu a consolidação das relações internacionais.

FONTE – UNIP



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: