METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

ATIVIDADE II

PERGUNTA 1

  1. “O trabalho de pesquisa tem como base a consulta a publicações que já abordaram, direta ou indiretamente, o tema que está sendo desenvolvido. É dessa forma que o conhecimento humano foi elaborado e compartilhado, com cada pensador, cada pesquisador, partindo do estado do conhecimento em cada momento, ampliando-o e enriquecendo-o. Assim, o ponto de partida de qualquer pesquisa é a busca de artigos em revistas especializadas, livros e teses que também tratam do mesmo assunto e tema” (BOCCHI, João Ildebrando. Monografia para economia. São Paulo: Editora Saraiva, 2004, p. 139).
    O ato de pesquisar e de conhecer não é dissociado do ato e hábito da leitura. Assim, indique a alternativa incorreta.

a. A leitura é um hábito e quanto mais se lê, mais rápida e seletiva será a leitura.

b. Quando da seleção do material para leitura, o pesquisador deverá perguntar a si mesmo se o autor consultado é qualificado para escrever sobre determinado assunto.

c. O bom leitor é aquele que acredita no que lê e raramente confronta o que lê com suas próprias experiências.

d. Um resumo bem elaborado, entendido como complementação da leitura trabalhada, só é permitido a partir de leitura criteriosa.

e. A leitura enriquece o trabalho acadêmico, já que coloca o aluno em contato com outras ideias e interpretações a respeito do mundo em que vivemos.

PERGUNTA 2

  1. (IFPB 2011, com modificações) Na redação de trabalhos acadêmicos, a citação das fontes utilizadas na revisão de literatura deve obedecer às normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com relação às citações, analise as afirmativas que se seguem.
    I. A citação direta é a transcrição fiel das palavras usadas no texto consultado, portanto, sem alteração por parte de quem elabora o trabalho acadêmico.
    II. A citação direta com mais de três linhas deve ser usada com recuo de 2 cm da margem esquerda, com aspas e com fonte igual a do texto.
    III. A citação direta com até três linhas deve ser usada no texto corrido, entre aspas e com a mesma fonte do texto.
    Estão corretas apenas as afirmativas:

a. I e II apenas.

b. I e III apenas.

c. I.

d. II e III.

e. III.

PERGUNTA 3

  1. A respeito da prática de plágio acadêmico, considere as afirmativas a seguir.
    I. O plágio acadêmico envolve toda citação literal de texto de outros autores, independentemente de esses autores estarem ou não referenciados no trabalho do aluno.
    II. O plágio acadêmico envolve apenas o uso de ideias de outros autores, mesmo que referenciadas.
    III. O plágio acadêmico envolve a ausência de referência ao texto e à ideia de outro autor.
    Está correto apenas o que se afirma em:

a. I.

b. II.

c. III.

d. I e II.

e. I e III.

PERGUNTA 4

  1. Com relação à intertextualidade no texto acadêmico, considere as afirmativas a seguir:
    I. As citações diretas são trechos escritos por outros autores e que são utilizados integralmente, palavra por palavra, pelo aluno.
    II. As citações indiretas são realizadas quando o aluno pretende melhorar o texto de outro autor, introduzindo ideias e palavras novas.
    III. As citações indiretas devem sempre fazer uso de aspas, para que fique claro que as ideias ali citadas não são da autoria do aluno.
    Está correto apenas o que se afirma em:

a. I.

b. I e II.

c. II.

d. II e III.

e. I e III.

PERGUNTA 5

  1. Conforme João Ildebrando Bocchi ( Monografia para economia. São Paulo: Editora Saraiva, 2004), “método designa um caminho pelo qual se obtém certo resultado. Pode designar também um conjunto de procedimentos e de regras utilizadas para atingir um objetivo desejado”. (p. 54). Se o objetivo for o de efetuar a redação de um texto acadêmico:
    I. É preciso expressar-se, necessariamente, de forma racional e lógica.
    II. É imprescindível a realização de um rascunho para, apenas depois das correções e reflexões, elaborar o texto final.
    III. Na falta de palavras para expressar a lógica da comunicação, devem ser utilizadas ilustrações como substituição ao texto.
    Está correto apenas o que se afirma em:

a. I e II.

b. II.

c. III.

d. I e III.

e. II e III.

PERGUNTA 6

  1. Considerando as condições do fazer científico, é importante lembrar que:

a. A curiosidade faz parte da pesquisa, pois estimula o olhar crítico sobre a realidade e a elaboração de perguntas sobre o mundo que nos cerca.

b. A pesquisa é diálogo e comunicação, e deve ser realizada apenas por pessoas eruditas que façam parte do ambiente acadêmico.

c. A pesquisa não deve, em hipótese alguma, dialogar com o senso comum.

d. A metodologia de pesquisa serve para impedir que saberes não científicos participem da elaboração de problemas ou de hipóteses de estudo.

e. A pesquisa científica deve ter sempre um propósito político e ideológico, já que esses elementos garantem a

PERGUNTA 7

  1. Leia o trecho de João Baptista de Almeida Júnior, “O estudo como forma de pesquisa” (in CARVALHO, Maria Cecília M. Metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas: Editora Papirus, 2000). “Para se iniciar nos estudos superiores e obter um reconhecimento acadêmico, o estudante deve estudar primeiro como aprender. Isto porque as mudanças ocorridas recentemente na sociedade e nas formas de relacionamento humano geraram novas necessidades para as quais a educação é solicitada a atender. […] Dentro dessa perspectiva educacional, o estudo aparece para o aluno como forma de pesquisa, apresentado comumente por diversos autores nas modalidades de pesquisa bibliográfica e documentação” (pp. 97-99).
    Com base no exposto, avalie as assertivas e responda ao solicitado:
    I. A pesquisa deve estudar aquilo que já foi investigado anteriormente, já que não é função da ciência pesquisar aquilo que nunca foi objeto de estudos anteriores.
    II. A pesquisa científica é uma investigação metódica acerca de um assunto determinado, e é realizada com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto em estudo.
    III. Toda pesquisa requer método, entendido como procedimento de investigação e controle que se adota para o desenvolvimento rápido e eficiente de uma atividade qualquer.
    IV. Estudar como aprender auxilia o estudante universitário a desenvolver com maior precisão sua pesquisa, pois o estudo do aprender permite conhecimento de métodos de aprendizado.
    É incorreto apenas o que se afirma em:

a. I e II.

b. II e III.

c. I.

d. II e IV.

e. IV.

PERGUNTA 8

  1. Quanto às normas, avalie as assertivas propostas:
    I. A ABNT é o órgão encarregado de estabelecer normas técnicas do país e, nesse sentido, trabalhos acadêmicos devem seguir as normas expedidas por ela.
    II. Resumos, resenhas, seminários e apresentações devem seguir normas específicas de execução.
    III. As normas devem ser memorizadas, já que esta é condição necessária para os alunos que desejam fazer pesquisa.
    É correto apenas o que se afirma em:

a. I e II.

b. II.

c. III.

d. I e III.

e. I.

9- Sobre os trabalhos científicos, considere, inicialmente, as assertivas propostas e responda ao solicitado:
I. Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador reproduzir as experiências, com a mesma precisão e dentro dos mesmos limites a partir dos quais o estudo anterior foi realizado.
II. A recorrência de estudo de determinado tema deve obedecer às fontes e referências bibliográficas já utilizadas anteriormente; em outras palavras, o pesquisador não pode, a critério, fazer uso de novas fontes e novas referências bibliográficas ao investigar um tema já estudado anteriormente.
III. Quando uma experiência é repetida, ou um tema é investigado pela segunda vez, é necessário que outros procedimentos e outras fontes sejam utilizadas. O pesquisador não deve nunca reproduzir procedimentos anteriormente utilizados, tampouco fazer uso de fontes até então não pesquisadas, em especial se desejar comparar resultados.
Está correto apenas o que se afirma em:

a. I.

b. II.

c. III.

d. II e III.

e. I e III.

PERGUNTA 10

  1. Veja os textos a seguir:
    Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_d3hkGsn_AOs/TUhNZkUFNaI/AAAAAAAABSA/RTSs2sZiJE0/s1600/Charge2010-labrinto-pesquisas.jpg>. Acesso em: 24 mar. 2012.

Texto 2
“A ciência se transformou num trabalho regulado por uma série de passos que devem ser cuidadosamente seguidos para que os resultados apareçam com um grau aceitável de segurança. Esses passos representam o método científico. A ciência moderna exige instrumentos muito precisos de observação (de microscópios eletrônicos a telescópios superpotentes), medida e datação que permitam aos cientistas coletar dados para suas pesquisas cada vez mais complexas. Mas também exige, por parte dos cientistas, uma boa dose de ousadia para ir buscar informações onde quer que se escondam. […] Na Era dos Extremos, a pesquisa científica torna-se uma atividade cada vez mais especializada e solitária. Solitária porque a maior parte das perguntas que poderiam gerar interesse para o grande público já foi respondida. Alguém ainda duvida, por exemplo, que o homem é parente do macaco? Ou que a gravidade atrai os corpos? Por isso, o cientista de hoje tem que escolher entre dois caminhos: ou se interna num laboratório de pesquisa avançada, como são os que estudam partículas elementares da matéria, abraçando complexos modelos teóricos; ou, então, sai pelo mundo, feito um aventureiro, em busca dos poucos lugares do nosso planeta (e de outros também) que ainda não foram estudados.”
Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/conhecimento-era-extremos-442671.shtml. Acesso em: 24 mar. 2012)
Considerando os textos apresentados, analise as afirmativas:
I. A ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução.
II. Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo nunca antes investigado.
III. O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a ciência possa se desenvolver.
Está correto apenas o que se afirma em:

a. I.

b. I e II.

c. II e III.

d. II.

e. III.

FONTE UNIP



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: