O BANCO CENTRAL ALERTA PARA TENTATIVAS DE GOLPES FINANCEIROS PELA INTERNET

Para proteger os usuários foi criado uma ferramenta que permite descobrir se uma empresa está autorizada ou não a fazer empréstimos.

Muitas contas para pagar, dinheiro curto e ofertas tentadoras de empréstimo rápido, sem burocracia. Só que antes de ter acesso ao dinheiro é preciso um pagamento adiantado. Se for assim, desconfie. É um golpe.

A dona de casa Maria das Graças Pimenta caiu em um golpe assim. Ela, estava precisando de dinheiro e tentou fazer a contratação. O golpista solicitou um deposito, na época foi R$ 450,00 “…eu depositei e depois ele sumiu do Zap eu não tomei os cuidados” declarou a dona de casa.

 O Banco Central avisa que nenhum banco ou instituição financeira pode exigir pagamento adiantado para liberar um empréstimo. Mas ainda tem gente que fica desesperada com as dívidas e não presta atenção nisso. A estudante Rayane dos Santos, diz que com a mãe dela é assim. “Ela já sai mandando a documentação. Às vezes eu a alerto, né? Que é perigoso você mandar sua documentação para uma pessoa que você não conhece, uma pessoa que você nunca viu ou a empresa desconhecida”.

Dados do Banco Central mostram que no último quadrimestre de 2021, os golpes nas operações financeiras ficaram em primeiro lugar no ranking das reclamações.

O advogado Peterson Ibairro, conta como é a ação dos golpistas. “Sempre se vincula a questão dos bancos para poder dar legitimidade né na hora de fraudar, na hora de abusar dessas vítimas.”

Para saber se uma financeira, um banco, ou uma cooperativa de crédito estão autorizados pelo Banco Central a funcionar, basta acessar o site WWW.BCB.GOV.BR – dentro da página é só digitar o nome da financeira. Se não aparecer o registro é porque ela não está autorizada. Se estiver, vai aparecer na tela o CNPJ, o site e o telefone da ouvidoria do Banco Central. ***



Categorias:PREVIDÊNCIA

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: