O PAPEL DO HOMEM NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – EXERCÍCIO- MÓDULO 1

Questão 1 – Levando em consideração o que você aprendeu no fascículo, assinale a opção correta.

RESPOSTA: a. A Comissão sobre o Status da Mulher formulou entre os anos de 1949 e 1962 uma série de tratados baseados em provisões da Carta das Nações Unidas — que afirma expressamente os direitos iguais entre homens e mulheres e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Questão 2 – “As duas grandes guerras trouxeram mudanças no processo de formação das mulheres e no modelo de feminilidade. Foram introduzidos novos papeis ao universo feminino, principalmente, impulsionados pela alteração do conceito de família. Contudo tais alterações guardam uma dualidade.”

Com base no texto acima extraído do fascículo, assinale a opção verdadeira:

RESPOSTA: b. Ao mesmo tempo em que se acompanha a velocidade de participação da mulher nos ambientes externos determinadas pela necessidade do mercado, constata-se que essa participação social se dá de forma bastante desigual, impondo diferenças que vão desde acesso aos direitos até a imposição da convivência com um modelo de masculinidade violento e opressor também nesse ambiente externo.

Questão 3 – Sobre o tema do enfrentamento internacional da violência contra a mulher, analise as afirmativas abaixo e aponte a alternativa correta:

I – A Organização das Nações Unidas (ONU) começa a mobilizar os Estados para construir políticas contra essa forma de violência em 1946 com a instituição da Comissão sobre Status da Mulher.

II – A Comissão sobre o Status da Mulher foi criada pelo Conselho Econômico e Social da ONU após a Conferência de Beijing, com as funções de: preparar relatórios e recomendações ao ECOSOC sobre a promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional.

III – A Comissão sobre o Status da Mulher foi criada pelo Brasil para monitorar o avanço da violência contra a mulher.

RESPOSTA: a. Apenas os itens I e II são verdadeiros.

Questão 4 – Considerando a história do feminino, marque a opção correta:

RESPOSTA: c. A história do feminino foi marcada por profunda invisibilidade determinada pelo imaginário de que o lugar do feminino estava na esfera privada (doméstica), e do masculino, pública, impossibilitou a politização e o debate social de questões vistas como exclusivamente privadas (domésticas ou familiares) por muito tempo, a ONU, por meio de seus os documentos provocam grandes debates e avanços nas normas e nas relações de desigualdade entre homens e mulheres.

Questão 5 – A violência contra a mulher tem sido tema de grande debate hoje, sobre o tema é CORRETO afirmar:

RESPOSTA: a. A violência contra a mulher não é um tema dos nossos tempos, é resultado de uma construção histórica, o que nos possibilita a luta pela desconstrução do modelo de relações sociais que a legitimou.

FONTE: FDR



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: