Questão 1: As representações sociais de mulheres e homens foram construídas a partir do que se considerou papéis de gênero. Diante dessa problemática, assinale a alterativa correta:
RESPOSTA: d. Os papéis de gênero foram determinados social e historicamente, considerando supostos atributos naturais a mulheres e homens e o favorecimento das desigualdades.
Questão 2: A família nuclear, que também é heteronormativa e monogâmica, é considerada o modelo de família fundamental para a manutenção da estrutura social. Podemos dizer que esse modelo também é:
RESPOSTA: a. Patriarcal, herança da colonização.
Questão 3: O que significa a afirmação de que “Não é mais admissível viver numa sociedade estruturada pelas desigualdades de gênero, com ampla tolerância às violências contra mulheres”?
RESPOSTA: b. Sobre a violência contra as mulheres, há um grande movimento de mudança acontecendo, principalmente a partir do conhecimento e da construção de novas masculinidades.
Questão 4: “Essas fronteiras de gênero, onde um lado é a dominação e o outro é a subordinação, alimentam a existência de um ideal de família nuclear, __”
Considerando o texto, indique a opção que completa corretamente a frase acima:
RESPOSTA: b. “Heterossexual e monogâmica, que é considerado o núcleo central da sociedade.”
Questão 5: A palavra Gênero pode ser compreendida como:
( ) Uma concepção restrita ao sexo biológico e noções de “masculino” e “feminino”.
( ) Uma lente, um jeito de ver o mundo considerando a forma como os indivíduos são afetados a partir de suas identidades, performances e construção social.
( ) Categoria de análise, que tem contribuído para novos olhares e produção do conhecimento.
( ) Uma ideologia que visa a destruição da família.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta, observando a sequência de cima para baixo:
RESPOSTA: a. F, V, V, F.
FONTE: FDR
Categorias:MATERIAL DE ESTUDO
PERGUNTAR