O PAPEL DO HOMEM NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – PARTE II

Questão 11 – O Estado brasileiro contribuiu para a violação dos direitos das mulheres quando inseriu no ordenamento jurídico leis confirmavam condições de privilégio dos homens em relação às mulheres na garantia de certos direitos. Qual prática social é responsável por tal fenômeno?

RESPOSTA: b. Sistema Patriarcal.

Questão 12 – Considerando a Lei Maria da Penha, associe corretamente a forma de violência à sua definição.

Formas de Violência:

1) Física;

2) Psicológica;

3) Sexual;

4) Patrimonial;

5) Moral.

Definições:

( ) Entendida como qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

( ) Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

( ) Entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

( ) Entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal.

( ) Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e outros.

A sequência correta dessa associação é:

RESPOSTA: d. 3, 5, 2, 1, 4.

Questão 13 – Leia as afirmativas a seguir:

I. A violência física contra a mulher inclui, entre outras, qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento.

II. A violência moral contra a mulher inclui qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Marque a alternativa CORRETA:

RESPOSTA: d. As duas afirmativas são falsas.

Questão 14 – A chamada pornografia de vingança acontece quando:

RESPOSTA: d. A internet se torna palco da violência e há a divulgação de imagens íntimas, normalmente como revanche para a “reparação da masculinidade perdida”.

Questão 15 – O que significa a afirmação de que “A violência doméstica e familiar contra as mulheres encontra guarida no modelo patriarcal de família nuclear”.

RESPOSTA: b. Que a existência de um único modelo de família como referencial de existência tende a ser algo perigoso, pois marginaliza outras possibilidades de construção de laços.

Questão 16 – Dentre os veículos de propagação, imposição e convocação da masculinidade dominante e danosa, estão as mídias. Quer sejam rádio, revistas, cinema, televisão, e internet, podem ser veículos de disseminação de papéis de gênero e estereótipos de gênero. Estes podem:

1) Atuar na propagação de informações e na produção da cultura de massa;

2) Não somente informar, mas também produzir cultura e ditar comportamentos;

3) Propagar padrões de masculinidade através de mensagens em imagens, palavras e sons como espaços de formação e informação;

4) Ser mudados, como qualquer outro mecanismo discursivo e histórico, podendo ser utilizado para apresentar outras formas de relação de gênero e masculinidades.

Marque a opção que contém todas as indicações corretas:

RESPOSTA: d. 1, 2, 3 e 4.

Questão 17 – Você já pensou sobre como se dialoga sobre masculinidades e religiões? No texto, há uma referência sobre a forma como esses temas estão relacionados diretamente entre si, sobretudo nos papéis de gênero estabelecidos para a relação familiar. Neste sentido, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA: c. O papel sagrado (e sacralizado) na mulher na família está intimamente relacionado à forma como as masculinidades são construídas nesse espaço.

Questão 18 – Em meio à pandemia do novo coronavírus, de acordo com o Monitor da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no período de isolamento social, do Instituto de Segurança Pública (ISP), já são quase 120 mil casos de lesão corporal decorrente de agressão doméstica em 2020”.

SOUZA, Carine. Violência doméstica: a cada 2 minutos, uma mulher é agredida no Brasil. Correio Brasiliense. Brasília, 10 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/10/ 4881286–a-cada-2-minutos-uma-mulher-e-agredidano-pais.html Acesso em: 19/11/2020.

De acordo com a Lei Maria da Penha, Nº 11.340/2006, é CORRETO afirmar sobre os tipos de violência contra a mulher:

RESPOSTA: d. A violência moral é, por exemplo, rebaixar a mulher por meio de xingamento que incidem sobre a sua índole.



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: