O PAPEL DO HOMEM NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – PARTE I

Questão 1 – Outra norma determinante no enfrentamento da violência contra a mulher foi a Lei do Feminicídio, sobre essa norma, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA: b. A Lei do Feminicídio possibilitou a visibilidade dos homicídios cometidos contra mulheres que são consequências de sua condição de mulher, descortinando uma série homicídios que ocorriam todos os dias no Brasil contra mulheres, mas não viravam uma estatística.

Questão 2 – As características da violência de gênero, apontam que esse é um fenômeno multifacetado, demandam soluções amplas e que atendam a sua diversidade. Isso significa que:

I – Além de métodos diferenciados e estudos para melhor conhecer e acompanhar como se manifesta essa violência é preciso abrir os espaços de debate, chamar todos e todas para somar na busca de soluções conjuntas, ganhar novos braços para obter mais força de reação a fim de entender e vencer esse grave problema que tem crescido no Brasil.

II – Não é possível enfrentar a violência sem contar com o publico masculino.

III – Enfrentar a violência é enfrentar o modelo de masculinidade que a perpetua.

RESPOSTA: d. Os itens I, II e III são verdadeiros.

Questão 3 – Relacione as características do conceito de violência de gênero de acordo com a ONU e marque a opção verdadeira.

I – A Organização das nações unidas conceitua violência de gênero como “qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido a sua identidade de gênero ou orientação sexual.

II – Apesar dos vários esforços das organizações internacionais esse é um fenômeno mundial o que demonstra a urgência de ampliação do debate para além das instituições de direitos ou de atendimento às mulheres vítimas e ainda, não envolver apenas o universo feminino.

III – Para enfrentar a violência de gênero é preciso debater entender e recolocar o papel dos modelos de masculinidade no crescimento desse tipo de violência.

RESPOSTA: b. Todos os itens são verdadeiros.

Questão 4 – Sobre a amplitude do tema da violência de gênero, é correto afirmar:

RESPOSTA: a. O tema demanda alteração de estratégias para avançar no sentido de reduzir esse tipo de violência. É preciso promover uma alteração significativa nas relações de gênero, estabelecer políticas que efetivem o caminho para a igualdade de gênero.

Questão 5 – A Para enfrentar a violência contra mulher é necessário entender que a essa não acontece isoladamente. Assim, um dos temas de grande relevância é o modelo de masculinidade historicamente construído. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e aponte a alternativa correta:

I – A violência de gênero faz parte de um sistema que estrutura o poder e a divisão sexual do trabalho. O patriarcado – sistema sociopolítico que coloca os homens em situação de poder – impôs à mulher a lugar de cuidados com o lar, dentro de relações com a família.

II – A violência de gênero é construída também a partir da premissa de que é atribuída à mulher a condição de menor capacidade para atividades intelectuais e fragilidade, criando o estereótipo ideal para a condição de subjugada.

III – O modelo de masculinidade construído de forma conjunta com o modelo da incapacidade feminina, até hoje vê a mulher como objeto do homem. Já o modelo construído de homem, que tem mais força e maior racionalidade ao ponto de não chorar, determina comportamentos mais violentos, incapazes de dialogar de forma mais equilibrada, incapazes de práticas conciliatórias.

Assinale a alternativa correta:

RESPOSTA: b. Todos os itens são verdadeiros.

Questão 6 – “Os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades.” (Revista Âmbito Jurídico, 2012)

Marque a opção correta sobre os direitos fundamentais no contexto da escola e da prevenção à violência.

RESPOSTA: c. O direito à educação, no contexto de crianças e adolescentes, possui interdependência com outros direitos fundamentais, a exemplo do direito à alimentação e à saúde. A escola, portanto, funciona como uma espécie de porta para acesso a demais direitos.

Questão 7 – “No que se refere ao enfrentamento à violência, o ECA continua sendo a norma-base que expressa o papel da escola. É seu dever, através de dirigentes, responsáveis e professores, a comunicação e notificação à/ao _ de casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra alunos (artigos 56 e 245), estando sujeitos à responsabilização os agentes que descumprirem a determinação legal.”

RESPOSTA: Conselho Tutelar.

Questão 8 – “A maternidade tem relação com o ato de gestar e parir uma criança. Já a maternagem vem depois do ato de parir e está totalmente ligada ao ato de cuidar, de dar apoio a essa criança que veio ao mundo.” (Desenvolviver, 2020)

Acerca da distinção entre maternidade e maternagem, bem como dos conteúdos abordados no curso, escolha a alternativa correta:

RESPOSTA: c. Enquanto a maternidade, por questões biológicas, é de responsabilidade da mulher, a maternagem pode e deve ser exercida por homens, com vistas a superar o padrão de gênero que atribui à mulher o trabalho doméstico, inclusive relativo aos cuidados com bebês e crianças.

Questão 9 – Uma das formas de efetivar o direito à educação previsto na legislação brasileira é oferecer um ensino público de qualidade, melhorando as escolas administradas pelo Estado. Sobre o papel da escola na proteção às crianças e aos adolescentes, marque a alternativa verdadeira:

RESPOSTA: a. A escola deve contribuir para a proteção integral de crianças e adolescentes através da comunicação às autoridades competentes de suspeita ou confirmação de violência.

Questão 10 – A Lei no 11.340/2006, chamada Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Para efeitos de proteção da lei, é considerada violência doméstica contra a mulher:

RESPOSTA: d. Qualquer ação ou omissão com base no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: