DIREITO IMOBILIÁRIO

Questão 1 – Hugo alugou um imóvel por meio da Imobiliária X. Estava em casa quando viu que alguém entrou no imóvel munido de chave. Por não conhecer a pessoa, Hugo ligou para a polícia. Contudo, a pessoa se identificou como proprietária daquele imóvel, alegando que, por isso, teria o direito de entrar no imóvel sempre que quisesse para realizar vistorias. De acordo com a lei, o que é correto afirmar sobre essa situação?

a. A imobiliária deverá arcar com os danos morais sofridos por Hugo nessa situação, visto que o proprietário é representado por ela.

b. A atitude de Hugo foi abusiva, pois o proprietário do imóvel detém a posse do local e pode ter sua entrada permitida.

c. A atitude de Hugo está correta, pois trata-se de invasão de domicílio, já que ele detém a posse do imóvel devido ao contrato de locação.

d. Se a locação tiver sido intermediada por uma imobiliária, apenas o proprietário dela tem direito de entrar no imóvel quando quiser.

e. O proprietário tem direito de entrar no imóvel do qual é dono, quando quiser, para a realização de vistorias sem aviso prévio.

Questão 2 – Entre os fatores que influenciam no momento da compra está o cultural. O que é preciso compreender sobre isso para que o corretor de imóveis possa usá-lo como ferramenta facilitadora de seu trabalho?

a. Ao crescer em sociedade, adquirimos valores, percepções, desejos e comportamentos. Com isso em mente, é possível criar abordagens personalizadas para cada cliente.

b. A cultura no contexto de operações imobiliárias refere-se ao momento econômico do país, possibilitando entender o momento de atuar no mercado e o de não trabalhar.

c. Durante a maioridade prevista em lei, o ser humano quer mudar de cultura e, por isso, realiza a busca por imóveis de modo que comece a construir sua história. Dessa forma, pode-se criar abordagens exclusivas.

d. A cultura é uma perspectiva de aquisição, de acordo com a escolaridade. Com isso em mente, pode-se avaliar o cliente e descartar os que possuem menor grau de instrução.

e. Como já dizia o filósofo, “o ser humano é uma ilha”. Portanto, tem seus valores intactos desde seu nascimento. Assim, é possível criar uma abordagem para todos os clientes.

Questão 3 –

Qual é a denominação dada à ação do corretor de imóveis que contrata um advogado para auxiliá-lo nos procedimentos preliminares a uma negociação?

a. Ação legal.

b. Ação moral.

c. Ação preventiva.

d. Ação jurídica.

e. Ação paliativa.

Questão 4 – Por qual motivo é importante que o corretor de imóveis entenda sobre “pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil” (BRASIL, 2008, p. 143) em seu trabalho?

a. Para que ele evite conversar com pessoas inidôneas.

b. Para que ele aumente sua rede de relacionamentos.

c. Para saber se a pessoa pode ou não exercer determinados direitos.

d. Para que ele se sobressaia diante dos colegas e parceiros.

e. Para que possa responsabilizá-la por futuros danos.

Questão 5 – A administração de locação é uma atividade muito interessante para as empresas imobiliárias. Quais são algumas das atividades a serem exercidas nessa operação imobiliária?

a. Recebimento do aluguel e análise de cadastro.

b. Cálculo dos gastos dos condôminos e rateio entre eles.

c. Realização de escrituras públicas e averbações.

d. Recebimento de taxas condominiais e pagamentos.

e. Recebimento de honorários e bonificações.

Questão 6 – Pedro é o legítimo proprietário de um imóvel e cede a posse à Maria Lúcia por meio de contrato de locação. No jardim do imóvel tem uma jabuticabeira que foi plantada por Pedro. Com base nos conceitos de posse e de propriedade, é correto afirmar que:

a. Maria Lúcia não tem direito dos frutos da jabuticabeira, visto que ela alugou apenas o imóvel, e não o jardim.

b. Maria Lúcia não pode impedir a entrada de Pedro no imóvel para pegar frutos, pois está sob contrato de locação.

c. Pedro pode impedir que Maria Lúcia plante outro pé de jabuticaba no imóvel dele sem que tenha autorização por escrito.

d. se a jabuticabeira der frutos, para que Pedro tenha acesso a eles é preciso pedir permissão para Maria Lúcia.

e. na qualidade de proprietário do imóvel, Pedro pode entrar todas as vezes que a jabuticabeira der frutos.

Questão 7 – No artigo n. 723 da Lei n. 12.236/2010, é exposto que o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, assim como precisa prestar ao cliente, de maneira espontânea, todas as informações sobre o andamento do negócio (BRASIL, 2010). Larissa é corretora de imóveis e está intermediando a permuta de uma casa por um sobrado. Com base nesse artigo, qual deve ser a ação de Larissa? Analise as alternativas e assinale a correta.

a. Larissa irá decidir se deve ou não se comunicar com as partes permutantes, já que é um direito dela.

b. Larissa é obrigada a avisar às partes que está no aguardo das certidões negativas de débitos de IPTU.

c. Larissa irá se comunicar com as partes permutantes tão logo elas solicitem por escrito os esclarecimentos. ERRADA

d. Larissa irá se comunicar com as partes apenas quando ficar pronta a escritura pública de compra e venda.

e. Larissa irá se comunicar com as partes permutantes apenas quando a negociação finalizar.

Questão 8 – João Gabriel ingressou recentemente no mercado imobiliário e a primeira impressão que teve da profissão foi péssima. Ele atendeu pessoas mal-educadas, grosseiras, mas com grande potencial de compra. Marta, que trabalha na mesma empresa de João Gabriel, ao ver o desânimo do colega, explicou que seria interessante ele estudar um pouco sobre o comportamento das pessoas em uma negociação. Quais são as características comportamentais que devem ser compreendidas para melhorar as chances de venda?

a. Educacionais, posturais e psiquiátricas.

b. Culturais, sociais, pessoais e psicológicas.

c. Estruturais, químicas, emocionais e crenças.

d. Financeiras, comportamentais e patológicas.

e. Físicas, estéticas, religiosas e políticas.

Questão 9 – Meire ingere bebida alcoólica em grande quantidade em razão de vício e falta de controle. Por esse motivo, a família se preocupa com o que ela possa fazer com o patrimônio e decidiu ingressar com ação de interdição. Qual é o nome que se dá para a pessoa interditada pelos mesmos motivos que Meire?

a. Festeira.

b. Barman.

c. Ausente.

d. Sommelier.

e. Ébria.

Questão 10 –  menoridade cessa aos 18 anos completos. Esse fato implica em qual situação na ordem civil quanto aos direitos e deveres?

a. A pessoa se tornará capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

b. A pessoa passa a ter personalidade civil e a ter os direitos garantidos.

c. A pessoa passa a ser considerada relativamente incapaz.

d. A pessoa terá todos os direitos garantidos e ficará desonerada dos deveres.

e. A pessoa perderá os bens imóveis adquiridos na menoridade.

FONTE- FACULDADE FOCUS



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: