PROVA ONLINE – ESAB- CONTABILIDADE GERENCIAL

Questão 1 : Sobre o Índice de Liquidez Geral (ILG) são feitas as afirmativas a seguir.

I – Liquidez geral é o índice que mede os recursos circulantes para suprir suas dívidas, ou seja, se a aplicação da fórmula para o cálculo do índice apresentar um resultado final maior que 1, significa que para cada 1,00 (um) real de dívidas, a empresa tem 1,00 (um) real ou mais de Ativo Circulante e de Realizável a longo prazo.

II – O Índice de Liquidez Geral revela o quanto de $ a empresa possui para cada $ 1,00 de dívida de longo prazo. O excesso pode ser considerado uma margem de segurança (folga).

Marque a alternativa correta:

A) As duas afirmativas estão incorretas.

B) As duas afirmativas estão corretas.

C)A segunda afirmativa é falsa e justifica a primeira.

D)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

Questão 2 : Em relação à administração financeira e aos índices econômicos e financeiros, conforme estudado na unidade 12, assinale a alternativa que descreve corretamente um índice:

A)ROI (Return on Investiment), ou Retorno sobre o Ativo Total.

B)ROE (Return on Total Assets): mede a eficiência geral da administração em gerar lucros com os Passivos à disposição;

C)A taxa de Retorno sobre o Ativo (ROE), também denominada Retorno sobre o Investimento (ROI), mensura a eficiência global de uma empresa em gerar lucros com seus Ativos disponíveis.

D)ROI (Return on Common Equity): mede o ganho sobre o investimento feito pelos acionistas.

Questão 3 : Na unidade 1, você revisou a informação de que o objeto de estudo da contabilidade é (marque a opção correta):

A)uma empresa.

B)uma pessoa física.

C)o patrimônio de uma entidade.

D)um órgão público.

Questão 4 : Na unidade 4 você estudou que o Balanço Patrimonial demonstra dois grandes grupos de contas: o Ativo e o Passivo. Marque a opção representada pelas contas que formam o Ativo de uma empresa.

A)Obrigações exigíveis.

B)Bens e direitos.

C)Patrimônio Líquido.

D)Reservas de Lucros.

Questão 5 : A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, conforme estudado na unidade 5, tem como finalidade apresentar:

A)A situação patrimonial de uma entidade em uma determinada data.

B)A posição de caixa de uma entidade em uma determinada data.

C)O saldo da conta Dividendos a Pagar em uma determinada data.

D)os resultados de uma entidade referentes a um determinado período, decorrentes das operações ocorridas.

Questão 6 : Sobre tesouraria líquida, marque a opção que representa corretamente contas vinculadas com as atividades operacionais:

A)Clientes e estoques.

B)Caixa e bancos.

C)Aplicações financeiras.

D)Empréstimos bancários a pagar.

Questão 7 : Analise as duas afirmativas a seguir sobre a análise referencial. I. A análise referencial é uma só para os balanços e demonstrações de resultados. Todos os números da análise referencial podem ser comparados entre si. II. A análise referencial é uma forma simplificada de oferecer uma visão da empresa, possibilitando ao analista a percepção de aspectos que, a partir dos números originais ou de outras técnicas, seriam de difícil percepção. Marque a alternativa correta.

A)As duas afirmativas estão incorretas.

B)Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.

C)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

D)As duas afirmativas estão corretas.

Questão 8 : Considere o cenário com as vendas estáveis durante o exercício, sem crescimento em relação ao exercício anterior. Os dados disponibilizados desse cenário são os seguintes:

Com base nesses dados, é correto afirmar que o endividamento bancário no início e no final do exercício é, respectivamente:

A)50% e 65%

B)65% e 43%

C)43% e 28%

D)99% e 78%

Questão 9 : Na unidade 3 você estudou sobre a Gestão de Riscos. Para uma correta identificação, cada risco deve ser classificado quanto ao:

A)Período a que se refere.

B)Impacto e à probabilidade de ocorrência.

C)Orçamento aprovado para essa despesa.

D)Nível de esforço que a entidade dispensa para a prevenção de riscos.

Questão 10 : Sobre o efeito tesoura, estudado na unidade 26, marque a opção correta:

A)O efeito tesoura acontece quando o CDG e a NCG se cruzam e continuam mantendo a evolução (negativa e positiva, respectivamente) afastando o resultado de um índice de outro, o que graficamente forma a imagem de uma tesoura.

B)O efeito tesoura acontece quando o CDG e a NCG evoluem de forma paralela, afastando o resultado de um índice de outro.

C)O efeito tesoura acontece quando o CDG e a NCG se cruzam e continuam mantendo a evolução (negativa e positiva, respectivamente), aproximando o resultado de um índice de outro.

D)O efeito tesoura acontece quando o índice NCG diminui.

FONTE: ESAB



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: