REL ETNICO-RAC/AFRODESC (OPT)

ATIVIDADE TELEAULA III

Pergunta 1: De que forma a literatura, a mídia e a escola podem ser responsáveis pela permanência de estereótipos raciais?

I. Em novelas, filmes e livros; reservando aos negros as personagens subservientes e submissas.

II. Nos currículos escolares, pressupondo que todos os alunos apresentam as mesmas condições, o que acaba discriminando certos grupos.

III. Nas salas de aula, quando os professores procuram trabalhar a diversidade e o resgate de aspectos culturais de diversos grupos.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada: a. I e II.

Pergunta 2: A partir da vigência da Lei 10.639/2003, todo professor precisa encontrar estratégias para uma educação para a igualdade racial. As alternativas apresentam algumas dessas possibilidades, exceto:

Resposta Selecionada: d) Preparar os alunos para se adequarem aos modelos sociais estabelecidos e ao ideal de vida moderno.

Pergunta 3: A prática educativa precisa ser desenvolvida com intencionalidade e persistência, com vistas à promoção da igualdade racial. Quais os desafios para os professores nessa sua prática?

I. A desconstrução do mito da democracia racial.

II. A simplificação excessiva de fatos históricos apresentados nos livros didáticos.

III. A ausência da perspectiva étnico-racial na definição dos currículos e conteúdos.

Estão corretas as seguintes afirmações:

Resposta Selecionada: c) I, II e III.

Pergunta 4: Todas as afirmações expressam alguns motivos pelos quais as crianças e os adolescentes negros no Brasil encontram dificuldades em construir sua identidade negra, exceto:

Resposta Selecionada: c) As crianças e os adolescentes negros podem construir sua identidade a partir de representações e imagens positivas dos negros presentes na mídia, na literatura, nos livros didáticos etc.

FONTE: UNIP



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: