Saque do PIS/PASEP e FGTS pelos parentes do falecido

Existe uma Certidão emitida pelo INSS, específica para  Saque do PIS/PASEP/FGTS. Para emitir  a certidão, vá até o final do POST

Canal: VALTER DOS SANTOS

Ao receber a concessão da aposentadoria pela Previdência Social, o beneficiário deve solicitar a Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS, a qual vem com a Memória de Cálculo do PIS/PASEP/FGTS.

Podem solicitar a certidão para essa finalidade a pessoa que passou a receber:

– aposentadoria

– pensão por morte,

– benefício assistencial à pessoa com deficiência, ou

– benefício assistencial ao idoso.

Essa certidão, é o documento que autoriza as instituições financeiras a liberarem os valores residuais destes programas (do PIS/PASEP/FGTS) ao cidadão, em virtude da concessão de aposentadoriapensão por mortebenefício assistencial à pessoa com deficiência ou benefício assistencial ao idoso.

Importante destacar a edição da Medida Provisória nº 889, de 24 de julho de 2019, posteriormente Convertida na Lei nº 13.932, de 2019, que estabelece que os herdeiros poderão solicitar a retirada do saldo existente na conta do titular do PIS/PASEP desde que sejam elaboradas duas declarações: uma de consenso entre eles pelo saque e uma estabelecendo que não há outros dependentes ou sucessores conhecidos — reconhecida em cartório, o que e facilitou o saque para herdeiros e dependentes.

O saque por herdeiros e dependentes pode ser feito nas agências e não segue calendários: JÁ ESTÁ LIBERADO PARA TODOS.  Basta ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação com foto (com cópia) e as declarações para realizar a retirada dos recursos.
As importâncias creditadas nas contas individuais dos participantes do PIS-PASEP podem ser levantadas (sacados) na hipótese de aposentadoria, tal como previsto no art. 4º, parágrafo primeiro, da Lei Complementar nº 26/75. (LEI AQUI)


LEIA TAMBÉMMaterial Completo Para Correção Do FGTS

No ato de concessão da aposentadoria a pessoa deve receber um Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS.

COMO PEDIR?

Você pode solicitar sua certidão para fins de saque de PIS/PASEP/FGTS pela Internet. A certidão será enviada para a sua casa, sem custo e no prazo máximo de 20 dias.


Para Solicitar a Certidão Previdenciária para fins de Saque do PIS/PASEP/FGTS (AQUI)! 

Ou ainda pela central 135 do INSS. Após a solicitação o documento será enviado para a sua casa pelos correios.

Depois desse procedimento, aguarde o recebimento da carta em sua casa. Na sequência, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentar a Memória de Cálculo do PIS/PASEP/FGTS e solicitar o saque dos valores disponíveis.  

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA: Em média 20 dias(s) corrido(s)

Conheça a tese da Correção do FGTS – Da teoria à prática AQUI!

***



Categorias:PREVIDÊNCIA

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: