Tribunal assegura a concessão de pensão por morte a maior de idade inválido

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que reconheceu o direito de um maior de idade inválido receber pensão por morte em razão do falecimento de seu pai, segurado da previdência social.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ASSISTIR AO VÍDEO!

Créditos: Canva.com

+Troque as dívidas caras por juros mais baixos – Se em 72x já era bom, imagine agora: EMPRÉSTIMO PB CONSIGNADO COM PAGAMENTO EM ATÉ 84X!

+BANCO BMG: Card Cartão de Crédito – Consignado para aposentados do INSS.

De acordo com o laudo pericial constante dos autos, a autora já era portadora de retardo mental moderado e lentidão psíquica na data do óbito do seu genitor, pois apresenta a referida doença desde criança, necessitando dos cuidados de outra pessoa.

Ao analisar o recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a relatora, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, destacou que nos autos ficaram comprovados os requisitos necessários para a concessão do benefício, qual seja, o óbito e a qualidade de segurado do instituidor da pensão, como também a condição de dependente da parte autora.

Segundo a magistrada, o filho maior inválido e dependente economicamente tem direito à pensão do segurado falecido, se a invalidez preceder ao óbito, ainda que posterior à emancipação ou a maioridade.

Ao concluir seu voto, a desembargadora federal ressaltou que o benefício previdenciário deve ser implantado no prazo máximo de 30 dias (CPC, art. 273) contados da intimação da autarquia previdenciária, independentemente da interposição de qualquer recurso.

A decisão do Colegiado foi unânime.

Processo nº: 0008431-76.2005.4.01.3300

Data da decisão: 04/03/2020

Data da publicação: 26/05/2020

Fonte: TRF-1



Categorias:PREVIDÊNCIA

1 resposta

  1. Pergunta não respondida até agora por nenhum Advogado no You Tube ou site.
    FILHA RNAL CRONICA GRAVE PORÉM CASADA TEM DIREITO A PENSÃO POR MORTE DA MÃE A FILHA ERA ACUIDAORA NOS ULTIMOS 10 ANOS…

Descubra mais sobre VS | PREVIDENCIÁRIO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre VS | PREVIDENCIÁRIO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading