UNIP – ESTATÍSTICA QUESTIONÁRIO UNIDADE I

PERGUNTA 1

(Enade 2015 – adaptado) Projeções futuras baseadas em teorias probabilísticas são frequentemente utilizadas na contabilidade. Os setores es públicos e privados fazem previsões orçamentárias anuais e até mesmo plurianuais para estimarem suas receitas e fixar em suas despesas.  Nesse contexto, considere a seguinte situação hipotética. Um empresa que atua no ramo de locação de automóveis, pretendendo projetar seu orçamento para o próximo semestre, deve analisar a tabela a seguir, fornecida pelo departamento de estatística, que evidencia a quantidade de automóveis que a empresa locou no primeiro semestre de 2015. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa cadastral feita com 95 clientes escolhidos de forma aleatória.   Nessa situação, os valores da média, moda e mediana da quantidade de vezes que os clientes alugam carros no semestre é, respectivamente, iguais a:    RESPOSTA CORRETA: a.  3,3; 4,0; 4,0.

PERGUNTA 2  

A tabela a seguir mostra as quantidades de transplantes realizados em 2008 na região sudeste do BrasilTabela

Descrição gerada automaticamente

Com base nos dados da tabela acima, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA CORRETA – B O percentual de transplantes realizados em 2008 no estado de Minas Gerais, em relação ao total de transplantes na região, foi aproximadamente 18%

PERGUNTA 3

A tabela abaixo representa a venda de livros didáticos em uma e editora na primeira semana de março. Pede -se: qual o valor máximo que limita os 25% de livros comercializados de menor valor? E o valor mínimo que limita os 10% de livros comercializados de maior valor?

RESPOSTA CORRETA – E R$ 24,2 1 e R$ 45,78

Comentário: Perceba que esta questão pede elementos separatrizes, ou seja, quantias que separam os preços sem grupos acima ou abaixo de determinado valo r. Dessa forma, par a responder a esta questão, devemos calcular o quartil e o percentil apropriados.

EM EDIÇÃO…

***



Categorias:MATERIAL DE ESTUDO, PREVIDÊNCIA

PERGUNTAR

%d blogueiros gostam disto: