DECISÃO DA JUSTIÇA: QUEM TRABALHOU NO PERÍODO DE 1971 A 1999, PODE TER UMA BOLADA PARA RECEBER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu recentemente que pessoas que trabalharam antes de 1999 podem ter uma verdadeira fortuna para receber e não sabem dessa informação, de acordo com a decisão do STJ que o Banco do Brasil é o responsável por indenizar trabalhadores por eventual falha na prestação do serviço como saques indevidos e desfalques, além da não aplicação dos rendimentos estabelecidas pelo conselho diretor do PASEP.

Conforme o processo, o saldo das contas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) dos servidores públicos federais, estaduais e municipais admitidos antes de 1999 apresentam saldos menores que os devidos, o que justifica o pedido de revisão judicial para recuperar as perdas das contas do PASEP.

Assim, a decisão permite aos servidores públicos federais, estaduais ou municipais admitidos antes de 1999 requererem o recebimento de valores não creditados em sua conta Pasep, bem como danos materiais e morais.

📌Cobrança do Saldo PASEP dos Servidores Públicos – Material Atualizado 2024. ACESSE AQUI

O Banco do Brasil, é a única instituição responsável por administrar os valores bilionários do PASEP, contudo, cometeu erro que prejudica servidores — civis e militares — em todo o país.

Como bem escreveu Rômulo SaraivaO Banco do Brasil, sortudo em administrar sozinho essa dinheirama, e evidentemente sendo comissionado pelo serviço, foi à cadeira dos réus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Após detida análise, o tribunal constatou que o banco errou feio.

TEMA REPETITIVO 1150

O caso foi analisado pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ no bojo do Tema Repetitivo 1150, em que se questionava a legitimidade passiva do BB para figurar como réu em ações que discute falha na prestação do serviço quanto à conta vinculada ao PASEP. Em que, após detida análise, a corte superior entendeu que SIM! O banco deve ressarcir trabalhadores que foram prejudicados por má administração das contas individuais do programa.

Na decisão, fica consignado inclusive, a possibilidade de responsabilização da instituição financeira por danos morais e materiais causados aos servidores que sofreram algum dano, por conta da administração deficitária do Banco do Brasil. Conforme se extrai da tese firmada pelo STJ no Tema 1150, senão vejamos:

I) o Banco do Brasil possui legitimidade passiva ad causam para figurar no polo passivo de demanda na qual se discute eventual falha na prestação do serviço quanto a conta vinculada ao Pasep, saques indevidos e desfalques, além da ausência de aplicação dos rendimentos estabelecidas pelo Conselho Diretor do referido programa;

II) a pretensão ao ressarcimento dos danos havidos em razão dos desfalques em conta individual vinculada ao Pasep se submete ao prazo prescricional decenal previsto pelo artigo 205 do Código Civil; e

III) o termo inicial para a contagem do prazo prescricional é o dia em que o titular, comprovadamente, toma ciência dos desfalques realizados na conta individual vinculada ao Pasep.”

Logo, quem trabalhou como servidor do município, estado, União, ou como militar da Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como policiais militares e bombeiros militares, entre os anos de 1970 até 1999, podem pleitear a devolução de valores e indenizações ao Banco do Brasil, com base na decisão do STJ.

Passo a passo apara solicitar a devolução dos valores do PASEP dos servidores públicos

  • 1 – Solicitar ao Banco do Brasil a microfilmagem dos anos 1988 a 1999 a fim de comprovar saques indevidosdesfalques e a não aplicação dos rendimentos estabelecido pelo Conselho Diretor do PASEP.
  • 2 – ATUALIZAR OS VALORES A SER COBRADO, POR MEIO DE PLANILHA DE CÁLCULO (DISPONÍVEL AQUI)
  • 3 – Apresentar a documentação para advogado de sua confiança a fim de ajuizar a competente ação contra o banco do brasil, visando o ressarcimento dos valores “desviados” por meio de saques indevidosdesfalques e a não aplicação dos rendimentos estabelecido pelo Conselho Diretor do PASEP.

O que são as Microfichas?


São as fichas onde eram registrados todos os lançamentos de uma cota de Pasep, no período de 1971 a 1999. As Microfichas podem ser solicitadas em qualquer agência do Banco do Brasil e a entrega está acontecendo em até 120 dias.

VEJA OS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO

CANAL VALTER DOS SANTOS NO YOUTUBE

Por fim, em nosso canal no YouTube, gravamos uma série de vídeos sobre o tema. Os quais estão disponíveis AQUI

***



Categorias:NOTÍCIAS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

PERGUNTAR

Descubra mais sobre VS | PREVIDENCIÁRIO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre VS | PREVIDENCIÁRIO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading